calendar_today setembro 1, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

O 2º Festival de Teatro Online em Tempo Real, contou com a mais de 192 inscritos e desses, 15 foram selecionados para participar da mostra competitiva, promovida pela Cia Banquete Cultural. Entre 31 de julho a 25 de agosto de 2021, o evento veiculou pelo Zoom, online em tempo real, e pelo YouTube, gravado em tempo real, espetáculos com artistas de norte a sul do Brasil e também de Portugal.

 

“Pela segunda vez, conseguimos promover o encontro entre artistas talentosos e o público brasileiro, utilizando as mídias digitais e fortalecendo essa nova possibilidade do fazer teatral fundido com a televisão e o cinema. O festival cumpre sua missão de levantar questões sensíveis à sociedade e de dar visibilidade ao trabalho artístico precioso que está acontecendo dentro e fora do eixo Rio-São Paulo”, comenta o organizador do festival, Jean Mendonça.

 

Para chegar aos ganhadores foram computados os votos do Júri Popular e do Júri Técnico, que este ano foi formado pelos seguintes profissionais de renome: Aline Deluna, Lourival Prudêncio, Luciana Bicalho, Nicole Cordery, Silvana Stein e Tatiana Tibúrcio. Rosas Negras ficou com o primeiro lugar na categoria Drama. Na categoria Comédia ou Musical o espetáculo vencedor foi Cabelos Arrepiados . Já a categoria Esquetes, estreante nesta edição, teve um empate técnico entre Constança e Vida Seca. Além dos melhores em cada categoria, a segunda edição do festival criou mais quatro premiações: Dramaturgia, Direção, Elenco e Produção e Técnica.

 

O primeiro colocado em Dramaturgia foi Onisajé, pelo espetáculo Rosas Negras. André Grecco e Tatiana Bueno foram os vencedores na categoria Direção, com Codinome Madame . Codinome Madame também venceu na categoria Elenco, com Bia Toledo e o prêmio de Produção e Técnica ficou com Corpo Coletivo, p or Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso ).

 

No dia 4 de setembro, sábado, a partir das 17h, o público poderá conferir, de forma gratuita, os espetáculos premiados, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube. Constança e Vida Seca, vencedores da categoria Esquete, às 17h e 17h30, respectivamente. Já às 18h, será transmitido o espetáculo vencedor na categoria Comédia ou Musical, Cabelos Arrepiados e, às 19h, o primeiro colocado em Drama, Rosas Negras.

 

Sobre os espetáculos

O empoderamento feminino (“Elas somos nós”, “Entre elas e o meu eu”, “Entre nós”, “Rosas negras” e “Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso”), a representatividade LGBT (“E o céu beijou a boca de Saturno” e “Listas, números, assuntos inacabados”), a valorização das raízes regionais (“Vida seca” e “Constança”), o lirismo do entretenimento (“Cabelos arrepiados”, “Fadinha, a magia está na varinha” e “Tem um palhaço na minha casa”), a resistência artística em tempos difíceis (“Codinome Madame” e “Trama: isso significa alguma coisa pra você?”) e o existencialismo humano (“Tão de perto” e “O homem da noite eterna”) norteiam os trabalhos da mostra.

 

Conheça os premiados

DRAMA
Rosas Negras
Alagoinhas (BA)
Dramaturgia: Onisajé
Direção: Diana Ramos
Elenco: Fabíola Nansurê
Direção musical: Jarbas Bittencourt
Técnica e Produção: Ely Batista
Sinopse: O espetáculo põe em cena a beleza, o vigor, a inteligência, a sensualidade e sensibilidade da mulher negra lutando contra os estigmas e os estereótipos imputados a ela pelo processo de colonização. “Rosas Negras” reverencia à ancestralidade feminina, coloca a mulher negra como protagonista da sua própria história, cria referência, empodera, potencializa a autoestima e valorização de nossas raízes negras.

 

COMÉDIA OU MUSICAL
Cabelos Arrepiados
Manaus (AM)
Dramaturgia: Karen Acioly
Direção: Tércio Silva
Elenco: Maria Antônia Hagge, Davi Lopes, Magda Loiana, Jeferson Mariano, Gabriel Anjos e Wagner Farias.
Direção musical: Jeferson Mariano
Técnica e Produção: Buia Teatro Company
Sinopse: Cinco crianças insones tiveram seus sonhos roubados. Insones, enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e pelos sonhos ruins, ao mesmo tempo que refletem sobre valores importantes como a amizade e a união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo.

 

ESQUETE
Constança
Mossoró (RN)
Dramaturgia: Romero Oliveira
Direção: Cia. Pão Doce de Teatro
Elenco: Edson Saraiva, Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson e Romero Oliveira
Técnica e Produção: Paulo Lima e Cia. Pão Doce de Teatro
Sinopse: Em constância na caminhada, a Cia. Pão Doce apresenta sua nova pesquisa plural e sonora, bebendo na fonte da poesia popular e da poesia marginal, no rap e no repente, dentro de um conceito de nordestinidade que povoa e que foge do senso comum.

 

Vida Seca
Navegantes (SC)
Dramaturgia: Cidval Francisco e Max Reinert
Direção: Max Reinert
Elenco: Cidval Francisco
Técnica e Produção: Cia Manipuladora de Formas Etc i Tal
Sinopse: Com a técnica tradicional de bonecos de luva, apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticas do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

 

DRAMATURGIA
Onisajé por “Rosas negras”
Alagoinhas (BA)

 

DIREÇÃO
André Grecco e Tatiana Bueno por “Codinome Madame”
São Paulo (SP)

 

ELENCO
Bia Toledo por “Codinome Madame”
São Paulo (SP)

 

PRODUÇÃO E TÉCNICA
Corpo Coletivo por “Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso”
Juiz de Fora (MG)

Apresentação dos trabalhos premiados

Canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube – https://www.youtube.com/c/BanqueteCultural
Sábado (04/09)
17h – melhor Esquete – Constança
17h30 – melhor Esquete – Vida Seca
18h – melhor Comédia ou Musical – Cabelos Arrepiados
19h – melhor Drama – Rosas Negras

Ficha Técnica do evento
2° Festival de Teatro Online em Tempo Real
Promotora do evento: Cia Banquete Cultural
Apresentação dos premiados: 4 de setembro, a partir das 17h
Mais informações do evento: banqueteculturalproducoes@gmail.com
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

 

FOTOS: Divulgação