calendar_today maio 27, 2025 person Portal Maloca mode_comment 0

O Festival da Cunhã, idealizado pela influenciadora e cunhã-poranga Isabelle Nogueira, em parceria com a agência Mynd e a produtora Pump, reuniu mais de 30 mil pessoas na Arena da Amazônia, em Manaus, no último dia 24 de maio, e consolidou-se como um dos maiores eventos culturais, sociais e ambientais da região Norte.

Mais do que uma celebração musical — com a presença de grandes nomes da cena local e o show principal da dupla Maiara & Maraísa — o festival uniu cultura, sustentabilidade e impacto social em uma única plataforma de visibilidade e transformação.

“Ver tanta gente reunida para celebrar a nossa cultura, com respeito à nossa floresta e à nossa história, é a realização de um sonho. O Festival da Cunhã é sobre nós, amazônidas. E isso é só o começo”, celebrou Isabelle.

 

Impacto ambiental e social

A entrada do público foi solidária: quase 30 toneladas de alimentos foram arrecadadas e destinadas a comunidades em situação de vulnerabilidade. Além disso, o evento promoveu a compensação de carbono com o plantio de 758 árvores nativas em áreas degradadas da Amazônia, por meio da startup Tree Earth — que utiliza tecnologia blockchain e monitoramento por satélite para garantir a rastreabilidade das mudas.

A ação envolveu também comunidades ribeirinhas do Lago do Puraquequara, fomentando o reflorestamento com protagonismo local e renda sustentável.

 

Imersão amazônica com influenciadores

O festival também mobilizou 100 influenciadores e artistas de todo o Brasil para uma vivência cultural na Amazônia. O grupo participou de atividades como visita ao Museu do Seringal, encontros com botos-cor-de-rosa, refeições típicas e passeios guiados por pontos históricos de Manaus — experiências projetadas para mostrar ao país a riqueza e diversidade do Norte brasileiro.

 

Estrutura, marcas e economia criativa

Marcas como Embelleze, Petite Jolie, Brahma, Vai Voando, Assaí Atacadista, Rexona e Manaus Airport foram responsáveis por ativações e apoio logístico ao evento. A Embelleze lançou uma edição especial da linha Natucor Óleos da Amazônia, com campanha em TV nacional.

O festival também impulsionou a economia local, com uma feira de artesanato e espaço gastronômico que beneficiou ambulantes e empreendedores locais, como a empresária Marta Nunes, que afirmou:

“Você e seus projetos ousados impactam verdadeiramente a vida de milhares de pessoas que talvez nem você se dê conta.”

 

Olhar para o futuro

Com uma combinação de música, identidade, ação social e compromisso ambiental, o Festival da Cunhã encerrou sua primeira edição com aclamação do público e promessas para o futuro.

“O Festival da Cunhã é sobre plantar, cuidar e celebrar. E 2026 vem aí com ainda mais força”, conclui Isabelle.