calendar_today agosto 4, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Estão abertas até o dia 2 de outubro as inscrições para o curso Jornada Amazônia, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que acontecerá entre 1 e 10 de dezembro, na comunidade do Tumbira, situada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro.

A proposta do curso é oferecer uma experiência de imersão na floresta amazônica, às margens do Rio Negro, para quem deseja construir um futuro mais sustentável. As inscrições podem ser feitas no site abre.ai/jornada-amazonia.

Prevista inicialmente para março, a edição deste ano foi adiada devido à pandemia da Covid-19. A nova data foi definida com base em uma análise cuidadosa do cenário para garantir a realização segura do curso.

 

O curso

A jornada começa com a turma se deslocando de barco para comunidade do Tumbira, onde ficarão hospedados em alojamentos coletivos. Localizada no município de Iranduba, a 80 quilômetros de Manaus, a comunidade é habitada por aproximadamente 40 famílias que mantêm conhecimentos e práticas tradicionais. No local, a FAS promove diversas ações voltadas para conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e indígenas.
A programação da Jornada Amazônia abrange nove dias, totalizando 68 horas de atividades teóricas e práticas. O curso promove a conexão com a floresta, seus elementos e sua complexidade, além da construção de relações com as famílias que moram na região, ao vivenciar atividades do dia a dia local. Os participantes são convidados a se engajar em desafios reais, desenvolvidos e apresentados pelas comunidades.
Para cada tema, facilitadores e especialistas conduzem diferentes atividades e dinâmicas, construindo o caminho para o desenvolvimento de capacidades de liderança, atuação coletiva e compartilhamento de saberes.

 

Professores da floresta

A equipe de professores da Jornada Amazônia é formada por profissionais de sustentabilidade e da academia, professores ribeirinhos sobre conhecimentos locais e facilitadores de aprendizagem.
Entre eles, estão a líder comunitária e artesã Izolena Garrido, moradora do Tumbira; o empresário de turismo e líder comunitário Roberto Brito, também do Tumbira; a jovem liderança ribeirinha Odenilze Ramos, da comunidade do Carão; a conhecedora da sabedoria ribeirinha Terezinha Macedo, do Tumbira; o superintendente-geral da FAS e especialista em Amazônia, mudanças climáticas e manejo florestal, Virgílio Viana; e o professor e especialista em meio ambiente e contabilidade de São Paulo, José Roberto Kassai.