calendar_today dezembro 11, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

 

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) reuniu o Conselho Técnico com os oito clubes que participaram do Campeonato Amazonense 2020 em cumprimento da decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acerca do cancelamento da competição, definido pela maioria das equipes, em março.

No encontro, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD), na Zona Centro-Sul de Manaus, também foi definida nova fórmula de disputa e participação dos clubes interessados, com o objetivo de criar um critério para a classificação dos representantes do Amazonas nas competições nacionais realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2021, além de deliberação sobre o Campeonato Amazonense do próximo ano.

 

STJD

 

No último dia 4 de dezembro, o STJD decidiu retirar a responsabilidade da CBF de indicar os times amazonenses para competições nacionais. E, ao mesmo tempo, disse que ficaria a cargo da FAF apresentar uma forma (com disputa) para indicar os representantes.

 

Foto: Antônio Assis/FAF

 

Posição de cancelamento

 

Antes desse posicionamento, o próprio STJD havia julgado, no último dia 30 de setembro, dois recursos e garantiu o cancelamento do Amazonense 2020 e havia nomeado a CBF para indicar os representantes em competições nacionais.

Na resolução anterior, Fast e Nacional seriam os escolhidos, caso fosse levado em consideração o ranking nacional de clubes.

 

Foto: Rômulo Almeida

 

Relembre o caso

 

Após a FAF ter encerrado o Amazonense 2020 e ter usado o critério da classificação geral para indicar Amazonas FC e Penarol como representantes do Amazonas em competições nacionais em 2021, Nacional e Fast entraram com recurso no pleno do TJD-AM contra a decisão.

No dia 17 de agosto, em julgamento no Pleno, os auditores decidiram por anular decisão da FAF e determinaram que o estadual 2020 fosse reiniciado, de onde parou (terceira rodada do returno), no ano que vem, antes do estadual 2021.

A sugestão de retorno do estadual foi do auditor Jayme Pereira, primeiro a votar, sugeriu. Segundo ele, é a época em que os clubes irão ter elenco. Mas, caso o parecer fosse mantido, e quem decidiria a data de retorno seria a FAF, em uma nova reunião com os clubes.

Porém, a FAF, após ter embargos de declaração negado, entrou com recurso no STJD pedindo revisão da decisão do pleno do TJD e liminar.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Time de futebol americano do Manaus FC enfrenta o Atlético-MG

 

Veja mais: ge

 

Foto: Infoesporte