Exposição “Severiano 90 anos” homenageia arquiteto Severiano Mário Porto no Palácio da Justiça
Arquiteto de obras icônicas no Amazonas, Severiano Mário Porto será homenageado na exposição “Severiano 90 anos”. A obra entra em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, a partir do dia 19 de agosto.
Fotografias das obras e também joias inspiradas no estilo do arquiteto farão parte da mostra realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A exposição ficará disponível no horário de visitação do espaço, de terça a sábado, das 9h às 15h, com agendamento pelo Portal da Cultura. As obras também estarão disponíveis para o público em formato digital, a partir do dia 19 de agosto. A exposição fica em cartaz, portanto, até o dia oito de novembro.
Formato
Participam da exposição os fotógrafos: Selma Maia e Jorge Santos, bem como a designer e fotógrafa Iuçana Mouco, que idealizou o projeto juntamente com curadoria da arquiteta Ana Lucia N. S. Abrahim.
São 24 registros fotográficos e nove jóias/conjuntos que contemplam os edifícios projetados por Severiano. Entre eles estão:
- A sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);
- Uma agência da Caixa Econômica Federal;
- O Fórum Henoch Reis;
- A Igreja de Cavaco, entre outras obras.
A exposição é baseada no livro “Poesia na Floresta: a obra de Severiano Porto no Amazonas”, de Roger Abrahim, assim como em outras obras.
Severiano Porto realmente criou uma arquitetura amazônica, sempre pensando na luz e ventilação características da região, assim como na matéria-prima e até mesmo nas técnicas de construção inspiradas na cultura indígena e cabocla.