Exibição e debate do Filme ‘A Guerra Imaginária de Marie Lazone’
A tela é do Amazonas continua homenageando cineastas locais, desta vez com a exibição de ‘A Guerra Imaginária de Marie Lazone’, dirigido pelo dramaturgo, artista plástico e cineasta Sérgio Cardoso.
O evento ocorre neste sábado (20), às 18h, no Cine Carmen Miranda, com entrada gratuita. Após a sessão, haverá um debate com o diretor e alguns atores do elenco.
Filme e Elenco
O longa-metragem, rodado em 2015 e lançado em 2021, conta com a participação de talentos amazonenses do teatro e cinema. Com duração de 101 minutos e classificação etária de 16 anos, o filme é estrelado por Michel Guerrero, Acácia Mié, Geraldo Langbeck, Wallace Abreu, Hely Pinto, Rosa Malagueta, Arnaldo Barreto, Adailson Veiga, Fagner Coelho, Douglas Rodrigues e Sabrina Oliveira. Eles atuaram no sistema de guerrilha cinematográfica, utilizando as ruas escuras de Manaus como cenário, evocando a estética do cinema mudo em preto e branco.
Importância Cultural
Michel Guerrero, gestor do Cine Carmen Miranda, destaca a importância cultural do filme para o Amazonas. “A película é uma homenagem à estética de cinema mudo, sendo autoral, por um dos maiores dramaturgos nossos, o Sérgio Cardoso. Os artistas abriram mão de cachê, já que o filme foi feito com recursos próprios, por acreditar na trama e no trabalho de Sérgio. É um marco para as artes locais, reunindo as maiores expressões desta época, eternizados para as próximas gerações. Sendo assim, o filme já nasceu cult”, afirmou Guerrero.
Enredo
A trama, baseada na peça homônima escrita por Sérgio Cardoso, é narrada em tom de tragicomédia. Conta a história de uma cidade fictícia chamada Lazone, que, apesar de estar distante do mundo real da Segunda Guerra Mundial, é agitada por um factóide criado por Siegfried Von Ribbentropp da Silva. Ele espalha a notícia de que a cidade será invadida por alemães, ingleses, americanos e japoneses, levando os habitantes a acreditarem que estarão no centro da última batalha da guerra. A história se passa nos dias que antecedem a rendição alemã e o fim da guerra europeia, trazendo mudanças significativas para os personagens.
Cine Carmen Miranda
O Cine Carmen Miranda é uma nova opção de cinema de rua para os cinéfilos do Amazonas. Com uma programação variada que inclui desde clássicos até filmes de realizadores locais, o espaço busca promover a produção nacional sem esquecer as influências internacionais. Michel Guerrero, idealizador do espaço, comenta: “A ideia é sempre dar espaço para os cineastas amazonenses e para a produção nacional, sem esquecer as inspirações que vêm de Hollywood e da Europa”. O cinema também conta com o Bistrô da Carmen, oferecendo comidinhas especiais e muita pipoca.
Apoio Cultural
O evento é apoiado pela Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À La Carte Belas Artes.
Foto: divulgação