Os estudantes da rede estadual de ensino são medalhistas na 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). No fim de semana, se encerraram as modalidades de Atletismo, Badminton, Ciclismo, Basquete (3×3), Taekwondo, Tênis de Mesa e Xadrez.
Os atletas classificados seguem para a disputa, representando o Amazonas nos Jogos da Juventude, em Aracaju, Sergipe.
Durante as competições de Ciclismo, na categoria Juvenil Feminino, o destaque foi da estudante Nicoly Lima de Sousa, da Escola Estadual Pedro Gislandy, de Manaus, que com o tempo de 33 minutos 47 segundos (33’47’’), ficou em primeiro lugar no ranking.
E na categoria Juvenil Masculino o destaque foi do estudante Nathanael Figueiredo Barros de Moraes, da Escola Estadual Senador João Bosco de Lima, do município de Iranduba, com o tempo de 44 minutos 56 segundos (44’56’’).
O Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire conquistou 20 medalhas no Atletismo, divididas entre as modalidades de Lançamento de Disco, Salto com Vara e Marcha Atlética. Foram 10 medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.
Rafaela Coelho Barbosa, da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, na capital, ficou em primeiro lugar no Taekwondo, na categoria Infantil Feminino.
No Xadrez, o lugar mais alto do pódio foi de Cibelly Curte Libório, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, também em Manaus.
Os atletas vencedores das categorias infantis estão classificados para participar dos Jogos Escolares Brasileiros. Os atletas vencedores na categoria Juvenil se classificaram para os Jogos da Juventude.
JEA’s
A 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) teve início no dia 14 de julho, quebrando o hiato de dois anos imposto pela pandemia da Covid-19.
Os alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto se prepararam, alcançaram vitórias nas seletivas intermunicipais e, agora, buscam conquistas das 20 modalidades que serão disputadas nos dez dias de jogos.
Os JEA’s acontecem desde o dia 14 até 24 de julho, com a disputa dos campeões dos polos do interior, das escolas estaduais, municipais, federais e particulares.
Fotos: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz / Seduc