calendar_today dezembro 28, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

 

No começo do mês, entre os dias 9 e 11 de dezembro, ocorreu a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, onde os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) surpreenderam com seis conquistas no total e um projeto em específico teve um impacto especial e reverberou orgulhoso entre os povos originários.

O projeto “Lendas e Contos Indígenas: Desenvolvimento de Livro Digital para valorização da língua e cultura terena”, conquistou a terceira posição na categoria Educação e Humanidades, dando visibilidade a um dos efeitos mais nefastos do processo de colonização: a extinção das línguas indígenas.

O projeto desenvolvido pelos estudantes Jaaziel Francelino e Otávio Ramires objetiva alertar sobre a potencial redução da diversidade cultural e intelectual brasileira se não valorizada as línguas, ainda existentes, dos povos originários, bem como, os efeitos desastrosos para a comunidade indígena em termos de memória histórica, narrativas míticas, conhecimentos botânicos, costumes, simbologias e identidade desses grupos.

 

Proposta
 

Jaaziel Francelino, indígena da etnia Terena e um dos idealizadores do projeto, afirma em vídeo de apresentação do projeto, que com o passar dos anos há uma grande perda dos contos, das lendas e da língua materna Terena dentro das comunidades indígenas e lamenta a desvalorização dos costumes e das tradições indígenas. O estudante ainda corrobora sua observação com dados da UNESCO que classificaram a língua Terena como seriamente em perigo.

Munido dessa observação, Jaaziel e Otávio, desenvolveram o “Lendas e Contos Indígenas: Desenvolvimento de Livro Digital para valorização da língua e cultura terena”, projeto que propõe o desenvolvimento de um livro digital (e-book) bilíngue (português e terena) com o registro de lendas e contos indígenas narrados por anciões de aldeias da região de Taunay (Aquidauana).

O projeto é ambicioso, trata-se de um processo de revisitação às tradições e costumes indígenas e transcrição e tradução dessa oralidade e como resultado perpetuar e difundir a cultura Terena.

 

Procedimentos e divulgação

 

As narrativas orais seriam coletadas por meio de entrevistas gravadas com membros idosos das comunidades. Para essa coleta de dados, seria empregado, de forma adaptada, o método de pesquisa sociolinguística.

A divulgação do livro digital seria via licença criada e mantida pelo projeto Creative Commons, que permite acesso gratuito ao material, promovendo assim a democratização do acesso.

Os idealizadores esperam que o material promova a valorização da língua Terena, bem como da cultura de seu povo, e seja amplamente difundido não somente entre indígenas, como também entre membros da comunidade externa.

 

O pesquisador Jaaziel
 

O jovem, em publicação no MídiaNinja, reconheceu a importância da sua conquista para a luta pela valorização e respeito da cultura indígena e comemorou estar inspirando outros jovens indígenas a alcançarem seus objetivos e sentirem orgulho da sua origem.

“É de suma importância essa conquista, saber que há apoio da sociedade brasileira e estrangeiros que se importam com a população indígena e mostrar que estamos lutando para que a nossa cultura venha a ser valorizada e respeitada por todos e de poder também incentivar outros jovens indígenas, mostrar que somos capazes de alcançar nosso objetivo e ao mesmo tempo levar a nossa cultura para outros países sem deixarmos de ser o que somos e de sentir orgulho de ser do povo Terena”.

Jaaziel também comentou sobre a Feira Internacional e relatou estar muito grato e orgulhoso. “Eu estou muito grato por ser um pesquisador júnior indígena e por levar um projeto indígena para fora do Brasil, em uma feira internacional, orgulho de manter a minha cultura e a minha língua materna viva, uma conquista imensa por esse projeto ter chegado longe, eu nunca imaginei, uma experiência inexplicável”.

 

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec
 

A 35ª edição do evento organizado pela Fundação Liberato teve, ao todo, a participação de 752 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de outros eventos integrados, como seminários, atividades de robótica, esportivas e culturais.

O evento disponibilizou vídeos de cada projeto em sua página, de modo que qualquer interessado possa visitar a feira e conhecer os finalistas.

 

Confira o vídeo do projeto: 

 

 

 

Veja também: Portal Maloca – Projetos e artistas indígenas são contemplados pelo ‘Natura Musical’