calendar_today julho 26, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

O espetáculo amazonense “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” foi o grande vencedor na categoria de “Melhor Direção de Arte” – que engloba figurinos, maquiagem e cenografia – no 5º Festival Nacional de Teatro de Mariana (MG).

A peça foi montada com elementos descartáveis e materiais recicláveis doados por artistas de outras companhias da cidade. A direção de arte premiada é assinada por Felipe Maya Jatobá, que também é o diretor geral da obra. 

“’Direção de Arte’ é considerado um dos principais prêmios da noite e, pela primeira vez, tinha um espetáculo do Norte do País entre os indicados. Os três principais prêmios do evento – ‘Melhor Espetáculo’, ‘Melhor Direção de Arte’ e ‘Melhor Fotografia Cênica’ existem em alusão às novas perspectivas do teatro virtual, atendendo a critérios de composição audiovisual e teatro”, explica Felipe.  

A peça também foi selecionada para representar o Amazonas no maior festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU, realizado no Rio de Janeiro, e será transmitida no canal do festival (FESTU – Festival de Teatro Universitário) pelo Youtube no dia 3 de agosto, às 18h. A obra teatral ainda integrará a programação virtual do Festival de Teatro de Águas de Lindóia, em São Paulo, com exibição a partir do dia 16 de agosto, às 19h, nas plataformas digitais do evento (@talfestaguas). 

O espetáculo amazonense foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc – e estreou a primeira versão na noite do Natal passado. Em 2021, a peça ganhou adaptações partindo do confinamento do intérprete e diretor do espetáculo, que produziu as filmagens e fotografias em parceria com a Cara de Gato Filmes.

Espetáculo “E o céu beijou a boca de Saturno” ganha espaço no Youtube

Enredo 

Primeiro espetáculo da Descartável Cia & Produtora Cultural, “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” ganhou destaque nos eventos por abordar em sua narrativa um romance LGBTQIA+, público alvo das produções da companhia. O espetáculo faz parte de uma pesquisa sobre dramaturgia autoficcional, desenvolvida pela produtora na cidade de Manaus. 

“Em uma festa surpresa planejada pelo personagem Felipe para celebrar a chegada de Thiago, o público é o principal convidado. Em meio aos sentimentos do reencontro após uma longa viagem, a comemoração propõe reflexões sobre a morte do amor, o passado, e as relações que se somaram às suas personalidades”, declara Jatobá, sobre o enredo da peça. 

Em novembro, os artistas Daniel Braz e Felipe Jatobá renovam a parceria para a estreia do espetáculo que dá nome à produtora. “Descartável – O Espetáculo” chegará repleto de provocações de artistas convidados, como Isabela Catão (AM), Viviane Palandi (SP) e Lucas Sancho (CE), num processo de intercâmbio artístico proporcionado pela obra. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @cep.descartavel. 

 

Fotos 

César Nogueira/Divulgação