calendar_today setembro 7, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Equipe teve início despretensioso. No começo era só uma brincadeira, uma iniciativa recreativa. Foi em 2018, quando alguns estudantes do Campus de Paranaíba (CPAR) decidiram criar uma equipe de cheerleading, ou seja, de líderes de torcida, chamada Xitigers – UFMS, com a finalidade de promover entretenimento e realizar atividades físicas.

Esse final de semana a coisa ficou mais séria. A equipe foi contemplada pelo edital para projetos de Danças e Lutas e foram aprovados na modalidade de esportes. Com isso, agora passam a ter as condições necessárias para a realização das atividades.

O novo projeto vai ser coordenado pelo pro Carlos Rodrigues da Silva, os estudantes terão encontros on-line e aulas com instrutores de Cheerleading e FitDance, atividades possíveis graças ao suporte financeiro concedido pela Universidade, que investe em atividades que promovam a saúde dos universitários. Ou seja, vão ensinar outros estudantes.

Xitigers é o primeiro Time Integrado de Cheerleading do campus de Paranaíba. Este esporte universitário traz elementos da ginástica e da dança, como força, flexibilidade, acrobacias, saltos, ritmo, sincronização e a coreografia.

Ana Beatriz Aguiar, capitã do time, explica que a maioria das pessoas tem uma visão errada do esporte. Geralmente é associado apenas a festas, “como se fosse uma bagunça realizada por universitários em momentos de diversão. Estamos tentando desmistificar essa visão associada ao cheerleading, sendo essa uma das propostas do projeto. Somos um esporte sério, regido por regras, modalidades, níveis e técnicas muito além de dança, e buscamos reconhecimento como tal”, declara.

No momento as atividades do projeto serão voltadas apenas para os atletas da equipe, mas como parte das atividades realizadas pelos alunos, a equipe irá realizar publicações em sua página no Instagram sobre treinos e sobre o esporte.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Ipaam autoriza 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva. 

 

 

Fonte: Campo Grande News