calendar_today março 10, 2023 person Portal Maloca mode_comment 0

‘Em defesa das manas’, o projeto Ciclo Solidário dá seguimento às comemorações do Mês da Mulher e realiza neste domingo (12), um aulão gratuito de defesa pessoal.

O evento será realizado no Ginásio João Paulo VI, Alvorada 1, Zona Centro-Oeste de Manaus e contará com a presença da primeira mulher faixa preta em Krav Magá no Amazonas, Cris Amorim.

Segundo a fundadora do Ciclo Solidário, Cristiana Marinho, a ideia é sair do óbvio na realização das atividades propostas para o Dia da Mulher e ajuda a quebrar o ciclo de violência.

“Nosso objetivo é o proporcionar às mulheres aulas de defesa pessoal, bem como conscientizá-las sobre as formas de violência, como identificá-las, os meios de proteção e os canais de denúncias disponíveis no Estado do Amazonas”, explica.

Em 2022, o Amazonas registrou mais de 3,7 mil casos de lesão corporal enquadrados como crime de violência doméstica contra a mulher, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O número supera o maior registro da série histórica – 3086 casos – que haviam sido registrados em 2020.

Além dos fundamentos básicos das artes marciais para aprender as técnicas de luta e fuga, as inscritas também participarão de palestra sobre o empoderamento feminino. É essa força feminina que a professora de Educação Física, especialista em treinamento esportivo, Cris Amorim pretende passar para as alunas durante a aula.

Praticante de Karv Magá há 10 anos, Cris defende a necessidade de todas as mulheres aprenderem noções básicas de defesa pessoal para promoção da autonomia.

 Cris Amorim é praticante de Karv Magá há 10 anos.

“Umas das coisas que mais dá autonomia para a mulher é o empoderamento. Quando eu comecei a treinar, eram pouquíssimas mulheres no tatame. Às vezes era somente eu. Ao longo do tempo essa realidade mudou. Além de você praticar uma atividade física em prol da saúde, você entende o empoderamento feminino em que você se sente mais forte, mais confiante e mais segura em determinadas situações”, reforça a instrutora.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line (https://forms.gle/baGxzSzd3FwSgCqu7), ou presencialmente, no dia e local do evento.

Outras informações sobre aulão estão no Instagram do Ciclo Solidário (https://instagram.com/ciclo_solidario?igshid=YmMyMTA2M2Y=)

Sobre o Ciclo Solidário

Projeto Ciclo Solidário surgiu no auge da pandemia, e até hoje ajuda mulheres em situações de vulnerabilidade social. Foto: Divulgação

Com atuação nas periferias, zona rural de Manaus e região metropolitana, o Projeto Ciclo Solidário já distribuiu mais de 20 mil pacotes de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social. As ações para assegurar a saúde íntima feminina ocorrem desde 2020, durante o ápice da pandemia de COVID-19 no Amazonas. O projeto conta com uma rede de amigos que envolve lideranças comunitárias, igrejas, associações e clubes de mães.

Além da distribuição gratuita de absorventes, o Ciclo Solidário promove palestras sobre direito da mulher, cursos de capacitação e empreendedorismo.

“Nossa missão é resgatar a dignidade das mulheres”, finaliza Cris.