calendar_today novembro 16, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

 

O governo do Egito anunciou em uma exibição no último sábado (14) a descoberta de 100 sarcófagos de 2,5 mil anos, além de 40 estátuas funerárias, na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. Os achados foram considerados a maior novidade arqueológica egípcia desde o início deste ano.

 

“Em perfeitas condições de preservação”

 

O ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Khaled el-Enany, anunciou que os caixões estão “em perfeitas condições de preservação”, conforme divulgou o site do The New York Times. Alguns dos sarcófagos, de acordo com a publicação, ainda guardam múmias de cidadãos mais ricos, que tinham postos de alto status na sociedade estratificada da antiguidade.

 

Máscaras funerárias, potes canópicos e amuletos

 

Também foram descobertas em Saqqara várias máscaras funerárias, potes canópicos e amuletos. Em entrevista à revista Egypt Today, o egiptólogo Zahi Hawass explicou que tais achados provam que a necrópole foi local de descanso final também para a 26ª Dinastia do Egito, ou seja, para os faraós que governaram entre os anos 600 a.C a 525 a.C.

Estima-se que enterros tenham ocorrido ao longo de 3 mil anos em Saqqara, que é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. As últimas descobertas do local serão exibidas em museus egípcios, como no GEM (Grande Museu Egípcio), que fica próximo às Pirâmides de Gizé e será inaugurado em 2021.

 

59 caixões de madeira

 

Vale lembrar que outros 59 caixões de madeira, de 2,6 mil anos, também foram encontrados na necrópole há pouco mais de um mês.

E o local rico em descobertas arqueológicas promete ainda mais. “As escavações ainda estão em andamento. Sempre que esvaziamos o poço de um cemitério de sarcófagos, encontramos uma entrada para outro”, contou El-Anany, durante o anúncio dos achados.

 

 

 

Veja também: Portal Maloca – Will encontra Carlton e todo elenco na mansão de Um Maluco no Pedaço

 

Veja mais: UOL 

 

Reprodução/Youtube/Global News