Educação no AM: UEA tem visita ilustre e interior volta às aulas
A educação no Amazonas teve uma segunda-feira agitada. Visitando o estado pela primeira vez, o embaixador internacional do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), Ricardo Lomaski, conheceu toda a estrutura institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Na visita da manhã desta segunda-feira (23), ele também acompanhou as ações que são desenvolvidas pelo Samsung Ocean Center/UEA.
O objetivo da visita foi discutir a consolidação de parceria por meio de acordo de cooperação técnica entre as instituições.
Na oportunidade, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou que a ideia é promover a troca de experiências entre professores e pesquisadores, em especial da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e do Ocean, em um possível summer courses (curso de verão), em Israel e no Brasil.
Após a reunião, o embaixador da Technion, Ricardo Lomaski, disse que existe um interesse muito grande da instituição em viabilizar essa parceria.
Ele enfatizou ainda que essa iniciativa das instituições fomentaria uma relação mais próxima entre Israel e o Brasil.
Por fim, o diretor do Samsung Ocean Manaus, Silvio Marques, pontuou a importância dessa integração da universidade com os professores, empreendedores, empresas e com as instituições de pesquisa de Israel para agregar novos conhecimentos e projetos ao Ocean e UEA.
Volta às aulas no interior
Cinquenta mil alunos da rede estadual retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (23), em 69 escolas de ensinos Fundamental e Médio, situadas em 12 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Veja também: Brasileiro Feminino: Avaí/Kindermann e Corinthians ficam no empate
Todas as unidades passaram por adequações estruturais para garantir o cumprimento dos protocolos de saúde e combater a covid-19, promovendo um retorno seguro para alunos e profissionais de educação.
O retorno acontece em escolas dos municípios de:
- Itacoatiara
- Manacapuru
- Novo Airão
- Iranduba
- Rio Preto da Eva
- Careiro Castanho
- Careiro da Várzea
- Autazes
- Presidente Figueiredo
- Silves, Itapiranga
- Manaquiri.
Fotos: Herick Pereira/Secom e Evandro Fernandes/UEA