A primeira edição da campanha Drive Thru Descarte Correto vai ser realizada neste sábado (19), no município de Iranduba, distante 36,5 quilômetros de Manaus. A iniciativa é uma das maiores campanhas para o reaproveitamento de resíduos eletrônicos da Amazônia.
A ação vai ser realizada das 9h às 15h, na Praça dos 03 Poderes, no centro do município. Basta comparecer ao local (de carro) com os resíduos que deseja descartar.
O objetivo é transformar o lixo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais. E assim, incentivar a população a realizar o descarte correto no meio ambiente, contribuindo para um planeta mais sustentável. A ação vai ser realizada, em 13 municípios do Amazonas, começando por Iranduba.
Descarte Correto
A Descarte Correto atua desde 2011 como negócio de impacto socioambiental. Possui todas as licenças ambientais para gestão de resíduos eletrônicos.
É reconhecida por seu modelo de negócio que realiza tanto na gestão dos resíduos eletrônicos quanto a educação ambiental e inclusão digital de comunidades no Amazonas.
O projeto Drive Thru já está indo para sua 8ª edição e desde de setembro de 2020 já mobilizou e destinou às Cooperativas + de 16 toneladas de resíduos recicláveis em suas ações.
O Drive Thru já é realizado em Manaus, e acontece sempre no último sábado de cada mês, é gratuito e conta com quatro locais para coleta, são eles: espaço Saniteck, na Avenida Maués bairro Cachoeirinha, Pump Manaus, na Avenida do Turismo bairro Tarumã, espaço Pneu Fácil, na Avenida Djalma Batista bairro Chapada e a partir das 12h no Impact Hub na Avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo.
Quais resíduos são aceitos?
Equipamentos eletrônicos em geral podem ser entregues como, computadores, tablets, celulares, monitores, teclados, impressoras, aparelhos de som, lâmpadas, televisores, geladeira, fogão, micro-ondas, telefones, carregadores, baterias e pilhas.
Todos e quaisquer materiais sem uso, mesmo sem saber se é reciclável ou não, são aceitos e “ressignificáveis” para o Drive Thru Ambiental, ou seja, livros, jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de papel, cartolinas, envelopes, garrafas e potes de vidro, garrafas e potes plásticos, metais e até mesmo móveis são bem-vindos.