O Manaus FC apresentou o seu elenco para a temporada 2022, nesta quarta-feira (5), em evento no Novotel, localizado no Distrito Industrial 1, Zona Sul da capital.
A equipe fará sua pré-temporada no município de Nova Olinda do Norte (distante 134 km de Manaus), visando o Campeonato Amazonense, o “Barezão”, a Copa do Brasil, a Copa Verde e o Campeonato Brasileiro – Série C.
“A construção vem sempre antes. Então acabou a Série C, acertamos a renovação e já pensamos no próximo passo, no ano de 2022. Diariamente ficamos planejando, eu com o pessoal da direção, analisando cada nome que surgia, a manutenção de alguns atletas, e com isso, já conseguimos ter hoje 22 atletas contratados”, disse o técnico Evaristo Piza.
Em 2022, Piza terá a oportunidade de comandar o Manaus desde o início do ano. Na temporada passada, o comandante esmeraldino chegou com o ‘barco em andamento’ na Série C e conseguiu bons resultados que afastaram o risco de rebaixamento e levaram o Manaus para a segunda fase da Série C. Em entrevista coletiva, o técnico falou sobre a importância de começar o ano com pé direito nas competições que antecedem o Brasileirão.
“Para termos um ano seguro, precisamos conquistar o Estadual, com todo respeito aos outros adversários, mas vamos em busca desse título. Junto do Campeonato Amazonense já vem a Copa do Brasil, talvez ainda nesse primeiro semestre possa acontecer a Copa Verde, mas o fato é que a gente fazendo um bom trabalho nessas competições temos totais condições de fazer um ano seguro na Série C”, finalizou o técnico.
Concorrência no mercado
Uma das fórmulas que o Manaus fez nas últimas temporadas foi saber realizar a manutenção do seu elenco para dar continuidade no trabalho mantendo o entrosamento da equipe.
Para 2022, a direção se viu em uma situação diferente, o gerente de futebol do Manaus, Fausto Momente, falou sobre a dificuldade em conseguir manter parte do elenco e revelou que a ideia era ter conseguido renovar com até mais atletas.
“O que mais dificultou na nossa remontagem foi o sucesso que o Manaus teve em 2021. Os atletas ficaram em evidência, ficamos há alguns jogos de um acesso à Série B e isso valorizou muito o elenco. A ideia era conseguir a permanência de 60% ou 70% do grupo, mas não foi possível, conseguimos manter 25%, 30% do elenco do ano passado, então essa troca se deveu a essa necessidade”, disse Momente.
O dirigente deixou claro que o Manaus não entrará em disputa no mercado e que o clube está fazendo tudo ‘no seu tempo’ e respeitando os critérios estabelecidos por eles na contratação de um jogador.
“Começamos a remontagem do grupo em novembro, sem pressa ou desespero, respeitando o tempo do mercado e hoje conseguimos 22 jogadores, um elenco enxuto e que tem espaço para mais peças que virão, mas o Manaus não vai entrar em leilão no mercado e nem escolher jogador no desespero, faremos tudo no nosso tempo e de acordo com os nossos critérios”, finalizou.
No Barezão 2022 o Manaus estreia contra o Fast, no dia 26 de janeiro. A partida que será válida pela primeira rodada do estadual, ainda não tem horário ou local definidos.
Na mesma semana, o Gavião encara o São Raimundo, no dia 28, em duelo que irá reeditar a final do Campeonato Amazonense de 2021.
Veja mais no Portal A Crítica
Foto: Ismael Monteiro / Manaus FC