Uma atividade que exige rapidez, concentração, e, principalmente, o superpoder da defesa em campo: assim é a profissão de goleiro.
O Portal Maloca aproveita o Dia do Goleiro, celebrado neste 26 de abril, para homenagear a profissão, e traz um bate-papo com craques que atuam na defesa de dois times amazonenses. O goleiro Gleibson, do Manaus, e o goleiro Adrian, do Nacional.
Veja também: Dia do Goleiro: conheça Sérgio Sá e sua coleção com mais de 400 camisas de futebol
Movidos pela paixão ao futebol, os atletas vestem a camisa 1 e fazem história nos gramados, tornando-se heróis fora do ‘padrão’, tanto nos treinos quanto nos jogos e campeonatos, já que são os únicos a impedirem que a bola entre no gol.
Campeão da Série D de 2018 pelo Ferroviário-CE, com passagem pelos clubes Juventus-SP e Juazeirense-BA, o atual camisa 1 do Manaus Futebol Clube, Gleibson Medeiros, destacou que apesar dos desafios, a profissão de goleiro é um como um presente, um superpoder.
“Ser goleiro é saber decifrar mesmo o que quer. É uma profissão muito exigida. É o primeiro a entrar em campo e o último a sair, mas é um privilégio. O maior desafio é estar sempre apto. Precisa estar atento e motivado para conquistar os objetivos. Ser goleiro foi um dom que Deus me deu. Minha maior inspiração e motivação é minha família”, contou.
Aos 25 anos de idade, e acumulando passagens por clubes como Novo Horizonte-RS, Santo Ângelo-RS e São Borja-RS, o goleiro titular do Nacional Futebol Clube, Adrian Serpa contou os desafios e as motivações da profissão que escolheu.
“Ser goleiro é ser herói. A gente não pode errar, é preciso estar atento em todos os jogos, até o apito final. Trabalho árduo, dedicação total e estar sempre atento. O desafio e a motivação de todo goleiro é evitar o que deixa todo mundo alegre, que é o gol. Tem que ser mais rápido que a bola, que às vezes chega a 80, 90 quilômetros”, disse.
Adrian e Gleibson, atualmente disputam o Campeonato Amazonense de 2021. Eles seguem com determinação, treinos e dando o melhor de si a cada jogada, fortalecendo o superpoder da defesa.
Dia do Goleiro
No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, único jogador que precisa fazer de tudo para evitar o mais esperado pela torcida e pelos times em campo, o gol.
A data é uma homenagem a um ídolo brasileiro que faz aniversário neste dia, o camisa 1 Haílton Arruda. Para alguns dos fãs de esporte, a posição de defesa é considerada “ingrata”, já para outros, inspiração.
Fotos: Ismael Monteiro/Ismael Lira