calendar_today abril 26, 2021 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

Dia do GoleiroNo dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, único jogador que precisa fazer de tudo para evitar o mais esperado pela torcida e pelos times em campo, o gol.

A data é uma homenagem a um ídolo brasileiro que faz aniversário neste dia, o camisa 1 Haílton Arruda. Para alguns dos fãs de esporte, a posição de defesa é considerada “ingrata”, já para outros, inspiração.

O Portal Maloca preparou um exemplo dessa inspiração, com a história do amazonense Sérgio Sá!

Paixão pelo futebol e camisa 1

Dia do Goleiro - No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, único jogador que precisa fazer de tudo para evitar o mais esperado pela torcida e pelos times em campo, o gol.

A paixão pelo futebol e pela camisa número 1 em campo levou o engenheiro florestal e servidor público, Sérgio Sá, de 53 anos, a montar uma coleção fora do comum: Sérgio coleciona camisas de futebol, e já dispõe de um closet com mais de 400 peças dos mais variados times. 

Os uniformes da coleção até poderiam ser de artilheiros, zagueiros, ou meio-campistas, mas não o são, isso porque Sérgio é goleiro desde os 16 anos de idade, e a escolha das camisas não poderia estar mais alinhada à posição do colecionador no gol. 

Na coleção de Sérgio estão modelos já exibidos por grandes nomes da defesa no futebol, como Taffarel e Higuita.

Em entrevista ao Portal Maloca, Sérgio Sá contou que começou a montar a coleção em 2004, com apenas algumas peças, adquiridas pela internet. Com o passar dos anos, o acervo foi ganhando camisas de times brasileiros e sul-americanos, entre outros. 

Confira entrevista completa e conheça mais sobre a coleção de Sérgio Sá!

Dia do Goleiro - No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, único jogador que precisa fazer de tudo para evitar o mais esperado pela torcida e pelos times em campo, o gol.

1 – De onde vem a motivação para colecionar camisas de goleiros?

Em 2004 adoeci e precisei ficar dois meses e meio em casa sem poder fazer qualquer atividade. Mas o retiro forçado me fez despertar esse interesse em grupos na internet. 

2 – Como você conseguiu montar esse ‘guarda-roupa’? 

Como sou goleiro desde criança, sempre tive algumas camisas de uso à disposição. Grande parte da coleção foi adquirida por meio de trocas com outros colecionadores por latinoamérica afora, eu mandando camisas brasileiras em troca de outras de países deles. Inclusive, cheguei a viajar à Colômbia e Argentina para fazer esse intercâmbio de camisas.

Dia do Goleiro - No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, único jogador que precisa fazer de tudo para evitar o mais esperado pela torcida e pelos times em campo, o gol.

3 –  Além de camisas brasileiras, quais times de outros países também compõem a coleção?

Coleciono camisas de times sul-americanos, mas tenho também de times do México e Estados Unidos. Tenho também camisas de goleiros de seleções como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai, além de alguns times do Brasil e também algumas poucas de times europeus, como a do Parma do Tafarel.

4 –  Quais são suas camisas preferidas da coleção?

Tenho especial predileção pelas camisas de goleiro dos anos 90, quando eram muito loucas e coloridas. As preferidas são as dos anos 90, em especial do Flamengo Umbro. Recentemente, inclusive, adquiri uma dos anos 90.

5 – Quais goleiros você mais admira?

Como goleiro gostava muito do Taffarel, que é da minha época, e quando ele esteve aqui com a seleção brasileira uns anos atrás eu fui até o hotel procurá-lo e pedir que ele autografasse uma camisa dele que eu tinha. Higuita, Marcos e Raul também são goleiros que eu admiro, todos já aposentados.