calendar_today julho 8, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

O dia 08 de julho é uma data muito especial para o futebol do Amazonas, pois marca o aniversário da fundação do Nacional Fast Clube, um dos clubes mais tradicionais  do futebol Amazonense.

Nesta quinta-feira, o Fast Clube que completa 91 anos!

A Federação Amazonense de Futebol deseja que o Fast Clube, faça valer toda sua força  para engrandecer e orgulhar ainda mais o futebol amazonense e que venha o acesso para a Série C!

História do clube

O clube foi fundado no dia 8 de Julho de 1930, por um grupo de sócios e jogadores do Nacional Futebol Clube, que comandados pelo dirigente Vivaldo Lima e pelo jogador então capitão do time nacionalino Rodolpho Gonçalves, resolveram sair do clube.

O motivo da discórdia foi uma manobra política do então presidente do Nacional, o Coronel Leopoldo Mattos, com mudança de estatuto do clube às vésperas da eleição presidencial, tirando dos jogadores o direito a voto. Parte considerável dos jogadores queriam Vivaldo Lima para a presidência, e estavam fechados em torno do nome do médico e dirigente.

Dia de festa no futebol amazonense: Fast Clube completa 91 anos!

Com a manobra, os jogadores, cassados em seus direitos estatutários, não aceitaram a imposição e resolveram sair do Nacional. A ideia inicial foi a de se juntar a outra agremiação da cidade, mas, aos poucos foi sendo amadurecida a ideia de um novo clube, que acabou se consolidando e levado à fundação do Fast e fizeram valer seu desejo fazendo de de Vivaldo Lima o primeiro presidente.

Como torcedores que eram do clube do qual haviam saído e apegados a seus símbolos, segundo eles, algumas características precisavam ser mantidas:

  • O nome Nacional, que seria oficialmente o nome do clube.
  • A cor azul, que se juntou ao vermelho e ao branco, para homenagear as cores da bandeira do estado do Amazonas.
  • A sigla NFC.
  • A estrela como símbolo, que foi adotada na cor amarela, como vigora até o dia de hoje.

Assim, o novo clube já tinha como nome Nacional, as iniciais NFC, as cores vermelho, azul e branco em virtude da bandeira do Amazonas, além da estrela amarela ao centro do escudo. O grupo então resolveu consultar o professor Carlos Mesquita, do tradicional Gimnasyo Amazonense Dom Pedro II, para que sugerisse um nome iniciado pela letra F para diferenciar-se do antigo clube. Assim, o professor, que lecionava Inglês, batizou o clube com o termo “Fast”, que em inglês significa “rápido”, fazendo uma analogia com a rapidez e a destreza que os jogadores que fundavam a nova associação de futebol apresentavam em campo.

 

Fonte: Federação Amazonense de Futebol/FAF

Fotos: Divulgação