calendar_today setembro 19, 2024 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

O Projeto Remada Ambiental, que une voluntários para a retirada de lixos dos rios, em Manaus, realizará a ação ‘Dia da Limpeza’ neste domingo (22), na Marina do David, localizada às margens do Igarapé do Gigante, na bacia do rio Tarumã Açu.

Os interessados em participar da ação, que é gratuita, podem se inscrever por meio de formulário na internet, disponível aqui.

Criada em 2016, a iniciativa Remada Ambiental tem como principal objetivo chamar a atenção da população sobre os impactos relacionados à poluição na bacia do Tarumã, causados principalmente pelo descarte incorreto de resíduos sólidos.

 

Durante a ação de limpeza, diversos resíduos sólidos são retirados do rio para descarte correto. Foto: Divulgação

 

Os voluntários realizam a remoção de lixo do rio, garantindo um ambiente mais saudável para todos. Garrafas plásticas, latas, sacolas, pneus e outros resíduos que ameaçam a vida aquática e a qualidade da água são coletados durante a limpeza e destinados ao lugar certo. Em botes, caiaques e pranchas no meio do rio, os voluntários fazem a coleta do lixo. O que pode ser reutilizado vai direto para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, e o que não serve, vai para o aterro sanitário.

 

Leia também: Lançamento de livro em braille reforça inclusão e acessibilidade na literatura

 

“Este evento é uma oportunidade incrível para fazer a diferença e conectar-se com a comunidade, enquanto desfrutamos de um dia ao ar livre. Ao cuidar dos nossos rios, estamos cuidando do nosso planeta e das futuras gerações”, comentou Rita Flor, uma das voluntárias do projeto.

 

Rita Flor é uma das voluntárias do Remada Ambiental. Foto: Arquivo Pessoal

 

Atualmente, o Remada Ambiental conta com mais de 5 mil voluntários, e mais de 46 toneladas de lixo doméstico já foram retiradas do rio por meio das ações realizadas pelo projeto.

 

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Em 2024, a ação está incluída no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

Seguindo esse calendário, a Remada Ambiental realizará no dia 22 de setembro de 2024 (domingo) a ação de limpeza de margens do rio, alusivo ao Dia Mundial da Limpeza. O objetivo é criar um mundo sem resíduos onde toda a vida possa florescer, abrindo espaço para novas possibilidades, para que a natureza floresça e para que as comunidades desfrutem de ambientes mais seguros e saudáveis. Para se tornar um voluntário fixo do projeto é necessário se inscrever neste link.

 

Reportagem: Rebeca Beatriz