calendar_today novembro 3, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a máscara facial se tornou um item indispensável globalmente. Contudo, pouco se fala sobre o impacto ambiental gerado com o descarte dos itens de proteção. Foi pensando em chamar atenção para essa questão que o brasileiro Israel Cassol, radicado em Londres (Inglaterra) há 13 anos, criou uma saia nada convencional. Depois de fazer sucesso no street style britânico, a peça será leiloada, com lance inicial de 10 mil libras.

 

 

Temporada de primavera/verão 2021 do London Fashion Week 

 

A temporada de primavera/verão 2021 do London Fashion Week aconteceu entre os dias 17 e 22 de setembro, com apresentações digitais. Ao acompanhar a semana de moda virtualmente, Israel Cassol enxergou uma oportunidade para gerar reflexão. Ele idealizou um modelito feito apenas com máscaras, especialmente para o período da semana de moda.

“O novo acessório da moda e o mais importante é a máscara. Quis chamar atenção dos londrinos sobre a maneira como as máscaras estão sendo descartadas no meio ambiente, estava vendo muitas jogadas pelas ruas e também vi várias no Rio Tâmisa”, conta à coluna. “A mensagem foi que o lugar das máscaras é no rosto para proteger, e não no chão para poluir”, completa o influencer e apresentador.

 

 

Saia  em 24 h

 

A saia, desenvolvida em aproximadamente 24 horas, concretizou-se devido à ajuda das costureiras brasileiras Ana Simões e Tânia Patatas. Depois de finalizada, a peça foi desfilada pelas ruas de Londres. “As pessoas olhavam e se chocavam quando viam que era feita de máscaras”, lembra Cassol.

 

 

Recepção

 

Em geral, a recepção foi bastante positiva. “Uma inglesa veio perguntar como eu tinha feito a saia e qual era a intenção. Quando falei para ela, ela achou o máximo e tirou algumas fotos para mostrar para sua neta, que é fashion designer na Saint Martins”, celebrou o fashionista.

No entanto, Israel Cassol também recebeu críticas. “Algumas pessoas falaram que as máscaras que estavam na minha saia eram para proteger e não para usar em uma saia. Mas a mensagem chegou onde eu queria, acredito”.

 

Exposição

 

Atualmente, a saia está exposta em uma franquia do brechó Mary’s Living and Giving Shop, no bairro de Richmond. Nesta terça-feira (3/11), a peça será leiloada. A verba arrecadada será totalmente doada para a organização Save The Children. Com atuação em mais de 100 países, a instituição ajuda crianças por meio de projetos sociais de proteção, saúde e educação.

 

 

 

Veja também: Portal Maloca – Tom Veiga, o “Louro José”, morreu de um AVC, aponta IML

 

Veja mais: Metrópoles 

 

Foto: MEGA/GC IMAGES VIA GETTY IMAGES e MARY’S LIVING AND GIVING SHOP/DIVULGAÇÃO