Conselho Superior do Cieam faz balanço e planejamento 2021
Com a presença dos membros efetivos do Conselho Superior, foram apresentados os resultados das ações do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) durante o ano.
O presidente do Conselho, Luiz Augusto Barreto Rocha, apresentou as metas e resultados da:
- área de Comunicação da entidade
- resultados das interlocuções com a classe política, como o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas
- participação de membros da bancada amazonense em Brasília nas reuniões do Conselho do Cieam
- criação de uma agenda permanente com a bancada federal para tratar da Reforma Tributária
- proposta de agenda propositiva para 2021
Por sua vez, o consultor Saleh Hamdeh levantou os destaques deste ano:
- a participação da indústria amazonense no Conselho de Assuntos Legislativos (CAL-CNI)
- discussões de propostas para PPBs
- Decreto de regulamentação da Lei de Informática
“Este tem sido um ano de muitas dificuldades para o mundo inteiro e, por conseguinte, de desafios ainda maiores para nosso Estado. Em meio à pandemia, conseguimos constituir o Grupo Comitê Indústria ZFM Covid-19, que realizou 20 reuniões semanais, onde especialistas de renome nacional apresentaram soluções para a crise”, destacou.
“Este trabalho culminou com a participação do vice-presidente do Brasil e presidente do Conselho da Amazônia, general Hamilton Mourão, que recebeu nossas propostas para a ampliação da atividade econômica na região, medidas estas que colaboram para o desenvolvimento do país, expressas no documento Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: diversificação produtiva e promoção da Bioeconomia a partir da Zona Franca de Manaus”, ressaltou.
Em 2021 continuaremos trabalhando e fazendo da união nossa força, para termos uma indústria forte e inovadora”, avaliou o presidente do Conselho Superior do Cieam.
Reforma tributária
Sobre a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, o professor Márcio Holland (FGV EESP) apresentou resumo das ações realizadas em 2020, entre estas, a criação do GT-Pós pandemia, voltado para a realização de estudos e propostas sobre medidas para incentivar a bioeconomia a partir do Polo Industrial de Manaus, além de sugerir uma agenda de ações propositivas para o próximo ano.
Foto: divulgação