calendar_today março 14, 2021 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

Poetisa.te. Arte, poesia, inspiração e acolhimento: foi exatamente pensando em unir tudo isso, que a estudante de Letras e poetisa Paloma Silva, de 22 anos, criou, em 2019 o projeto Poetisa.te, como forma de mostrar a poesia de maneira diferente e criativa, ultrapassando as barreiras do convencional.

Nas redes sociais, Paloma usa canais de comunicação como Instagram, Facebook e YouTube como vitrine para apresentar talentos de atores, músicos, assim como poetas locais, entre outros. O objetivo é fazer com que a arte chegue até às pessoas, e, em conjunto, os artistas exponham seus trabalhos.

Projeto Poetisa.te

Ao Portal Maloca, a artista contou que o diferencial do Poetisa.te é tirar a poesia do papel  e dar vida por meio de declamações e interpretações. Os poemas, assim como as interpretações, podem ser autorais ou de amigos, segundo Paloma.

 

“A Literatura é uma arte que me acolheu no momento em que eu precisava de uma fuga. Acredito que a palavra é um ato sagrado e consegue movimentar pessoas em busca daquilo que almejam. Faço arte por prazer, quem consome o que eu faço, colhe quem eu sou. Por trás de cada intervenção artística, eu tenho grandes amigos como suporte”, disse.

 

A autora do projeto, pretende, no futuro, publicar um livro, mas sua relação com a escrita começou cedo, aos 12 anos. Ela escrevia cartas para o pai, que mora em outra cidade. Além disso, a relação com a poesia declamada, se fez aos poucos, e de forma despretensiosa, segundo ela. Paloma disse que pegava livretos de música e lia em voz alta.

 

Conheça projeto Poetisa.te

União entre Artistas

O projeto é, conforme explicou a poetisa, fruto do amor pela Filosofia, poesia e pelos livros, com o incentivo de amigos. E com todo o apoio que recebeu de pessoas próximas, por que não oferecer o mesmo para outros artistas?

Na edição dos vídeos, Paloma conta com a ajuda da artista Larissa Mendes Rocha, de 19 anos. A jovem, que também tem uma página de poesias contou que, para ela, o Poetisa.te é uma inspiração.

“O projeto me deu uma animada e fiquei bastante motivada com as ideias e toda a forma que isso se tornou.
O Canal Poetisa.te vem mostrando cada vez mais, a arte de todo um jeito e estilos, fazendo com que cada vídeo, mostre o pedacinho de cada um de nós, passando a fazer parte de cada um quer ver e se identifica também.”, destacou.

O coreógrafo e amante das danças urbanas Vanderlan Santos (Bboy Baré) foi um dos artistas que já expôs trabalhos no Poetisa.te. Para ele, é fundamental que haja esse tipo de ação e união entre os artistas.

“O projeto é uma porta para ajudar culturalmente seus artistas locais. Expor seu trabalho em um lugar de referência para os olhares, sem dúvida, é uma forma de atrair o público local”, contou.

Poesia Estampada

A poesia se tornou para Paloma, também, uma oportunidade de recomeçar. Quando ficou desempregada, no ano passado, precisou se reinventar. Diante da crise, a artista passou a escrever frases e versos autorais em canecas e camisas, por meio da serigrafia.