calendar_today novembro 13, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Vagner Mancini comanda hoje no Corinthians um elenco com 36 jogadores, com quatro deles fora de combate por lesões de joelho (Danilo Avelar, Léo Santos, Ruan Oliveira e Gustavo Mantuan).

Fora do CT Joaquim Grava, porém, o Timão conta com mais 20 jogadores em condição de empréstimo a outros clubes. Dois estão no exterior: o meia Sornoza e o centroavante Nathan.

Outros seis disputam a Série A por outros clubes, enquanto dez deles jogam a Série B do Brasileirão. Há ainda dois atletas disputando a Copa Paulista: Matheus Alexandre, pela Ponte Preta, e Carlinhos, pelo Atibaia.

Carlinhos, aliás, é um dos poucos com contrato até 31 de dezembro. Além dele, só o atacante Luidy, hoje no CRB, e o meio-campista Marciel, que joga a Série B pelo Juventude.

Abaixo, veja como está cada um deles:

 

Sornoza – LDU (Equador)

 

Razão do empréstimo: ficou fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 100% do Corinthians

 

Camisa 10 da seleção equatoriana, o meia foi para a LDU de Quito na virada do ano e, nesta temporada, disputou 24 jogos, com quatro gols marcados – alguns bem bonitos. Na Libertadores, foi expulso contra o São Paulo por soco em Daniel Alves e pegou gancho de dois jogos. O time está nas oitavas e vai enfrentar o Santos.

O jogador de 26 anos está cedido à LDU até 31 de dezembro. Contratado para a temporada de 2019 após se destacar no Fluminense, disputou 48 jogos, com um gol e 11 assistências.

Marquinhos – Sport

 

Razão do empréstimo: ficou fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 50% do Corinthians

 

Emprestado no início do ano, o meia de 23 anos já disputou 33 partidas pelo Leão, com seis gols marcados. Só no Brasileirão foram 17 partidas, sendo 16 como titular. Camisa 33 da equipe rubro-negra, vem se destacando em 2020.

O contrato com o Sport acaba no dia 28 de fevereiro, logo após o término do Brasileirão. Quase teve seu retorno solicitado em agosto, quando Tiago Nunes pediu a volta de Gustavo Mosquito do Paraná, mas foi mantido na equipe nordestina para ganhar mais rodagem.

Campeão da Copa São Paulo de 2017 na geração de Pedrinho, o meia já teve empréstimos a Bangu, Bragantino e Ponte Preta e atuou apenas uma vez no profissional, em 2019, com Fábio Carille.

Janderson – Atlético-GO

 

Razão do empréstimo: más atuações no início de 2020

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 70% do Corinthians

 

Promovido ao time principal após fazer uma boa Copa São Paulo em 2019, Janderson iniciou 2020 como titular da equipe de Tiago Nunes, mas acabou emprestado para o Atlético-GO em agosto após atuações ruins e críticas da torcida.

Aos 21 anos, o meia-atacante tem aproveitado muito bem o período no Dragão, tornando-se uma das referências técnicas do time. Até o momento, foram 20 partidas disputadas pelo clube goiano, com um gol marcado e três assistências. Brilhou nas mãos de Mancini.

O empréstimo é válido até o fim do Brasileirão, em fevereiro. A expectativa de quem administra a sua carreira é a de levar o jogador para o exterior em breve.

No Corinthians, foram 38 partidas disputadas, com três gols marcados.

João Victor – Atlético-GO

 

Razão do empréstimo: ficou fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até o meio de 2022

Direitos econômicos: 55% do Corinthians

 

O zagueiro de 22 anos tem evoluído bastante em 2020. No primeiro semestre, defendeu a Inter de Limeira no Paulistão sob o comando do técnico Elano e teve boas atuações, com nove jogos disputados.

Cedido ao Atlético-GO no fim de junho, ele já acumula 18 partidas, sendo titular em 15 delas. Também teve boas atuações sob o comando de Mancini. Está emprestado até o fim do Brasileirão.

Fessin – Bahia

 

Razão do empréstimo: ganhar minutagem depois de lesão

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 80% do Timão

 

Cedido até o término da temporada após viver um 2019 complicado, sem conseguir jogar depois de uma grave lesão na tíbia da perna direita, o jogador de 21 anos chegou inicialmente ao sub-23 do Tricolor e, neste momento, vive boa fase sob o comando do técnico Mano Menezes.

O jogador foi um dos personagens da goleada do Bahia sobre o Melgar-PER, na semana passada, pela Copa Sul-Americana.

Titular pelo segundo jogo seguido, ele foi autor de dois gols e aproveitou nova oportunidade. Na temporada, Fessin soma três gols em 15 partidas.

O contrato de empréstimo dá ao Bahia uma opção de compra de 40% dos direitos econômicos do jogador pelo valor de R$ 2 milhões. Exatamente o que o Timão pagou ao ABC de Natal em 2018, mas pela compra de 80% dos direitos. Ou seja, caso saia a venda, cada time ficaria com 40% dos direitos.

Richard – Athletico-PR

 

Razão do empréstimo: perdeu espaço com Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 70% do Timão

 

Foi cedido ao Furacão numa negociação conjunta na venda do zagueiro Pedro Henrique, em julho.

Aos 26 anos, acertou no clube paranaense até o fim de 2021 ao custo de 500 mil euros (R$ 3 milhões).

Comprado pelo Timão na temporada passada após passagem pelo Fluminense, acumulou 22 partidas entre 2019 e 2020, iniciando o ano como titular antes da regularização do colombiano Victor Cantillo.

No Furacão, já disputou 17 partidas, sendo titular em dez. Marcou um gol contra o Peñarol, do Uruguai, em sua única participação na Libertadores, em derrota por 3 a 2. O Furacão está nas oitavas.

Matheus Jesus – Red Bull Bragantino

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2023

Direitos econômicos: 50% do Timão

 

O volante de 23 anos foi emprestado para o Bragantino na virada do ano para uma temporada. No contrato, o Timão colocou uma cláusula de compra obrigatória em caso de 30 jogos disputados.

Até o momento foram 19 partidas e três gols. O último jogo foi em setembro. Depois disso, acabou sendo afastado pela comissão técnica. Segundo informações colhidas pelo ge, não houve um episódio definitivo, mas o acúmulo de pisadas na bola acabou irritando a comissão técnica. Foram deslizes ligados a horários, desmotivação e falta de cuidados com sua situação física.

Há uma semana, porém, a diretoria se reuniu com o jogador e resolveu dar mais uma chance para ele depois de demonstrar uma postura diferente nos treinos que fez com um preparador físico do clube em horários alternativos. Deve voltar a ser relacionado em breve.

Contratado pelo Timão por empréstimo em maio do ano passado junto ao Estoril, de Portugal, com um contrato que estipulava compra obrigatória em dezembro, Matheus Jesus não teve uma boa primeira temporada e disputou apenas 12 jogos.

Segundo informações do Timão, os salários do jogador são pagos integralmente pelo Bragantino. O empréstimo está registrado na CBF até 31 de dezembro.

Marciel – Juventude

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2020

Direitos econômicos: 50% do Timão

 

Revelado em 2015, em ano que venceu a Copa São Paulo e participou da conquista do Brasileirão, o volante já está com 25 anos e tem atuado no Juventude como um meia, jogando muitas vezes aberto pelo lado esquerdo.

No Timão, foram 21 jogos e um gol marcado entre 2015 e 2017, participando inclusive de jogos nas campanhas dos títulos paulista e brasileiro. Desde então, rodou por vários clubes: Oeste, Ponte Preta e Vitória, até chegar ao time de Caxias do Sul.

Por lá, já disputou 34 partidas no ano, sendo titular em 20. São sete participações na Série B do Brasileirão, onde o time gaúcho luta para se manter no G-4. Ainda não marcou gols.

O contrato com o Corinthians vai até 31 de dezembro e não deve ser renovado.

Matheus Alexandre – Ponte Preta

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2023

Direitos econômicos: 50% do Timão

 

O lateral-direito de 21 anos jamais vestiu a camisa do Corinthians.

Depois de se destacar pela Ponte Preta na Copa São Paulo de 2019, o jogador teve 50% dos direitos econômicos adquiridos pelo Timão em abril do ano passado, mas foi mantido na Macaca para a disputa da Série B. No fim do ano, foi emprestado por mais uma temporada.

A ideia de dar rodagem ao jogador, porém, não tem dado muito resultado. O garoto tem só três jogos disputados no ano: um no Paulistão, em fevereiro, e dois neste mês de novembro pela Copa Paulista, uma competição que o clube de Campinas disputa com sua equipe B.

Segundo relatos, o jogador tem atuado como um ponta-direita na Copa Paulista. É agenciado pela Elenko Sports.

Matheus Matias – Paraná Clube

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 90% do Timão

 

Foi anunciado pelo Paraná em outubro para um empréstimo até o fim da Série B e aguarda sua primeira chance.

Aos 22 anos, vive sina de empréstimos. O centroavante estava no São Bernardo, onde disputou quatro jogos pela Série A-2 do Campeonato Paulista – todos saindo da reserva e sem nenhum gol marcado.

Antes do São Bernardo, o jogador foi cedido a Oeste, Ceará e Avaí. Seu contrato com o Corinthians foi fechado em fevereiro de 2018, após se destacar pelo ABC de Natal marcando dez gols. Matheus era visto pela diretoria como uma aposta futura.

Pelo Timão, foram apenas dois jogos oficiais e dois amistosos. Num destes jogos não oficiais, marcou seu único gol pelo clube.

Filipe – Paraná Clube

 

Razão do empréstimo: ganhar rodagem

Contrato com o Timão: até dezembro de 2021

Direitos econômicos: 100% do Timão

 

Emprestado em fevereiro para ganhar rodagem, o goleiro de 22 anos fez um jogo no Campeonato Paranaense e dois no Campeonato Brasileiro de Aspirantes neste mês. O contrato é até o fim do ano.

 

Rafael Bilu – CSA

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: percentual não conhecido

 

Aos 21 anos, Bilu já disputou 25 partidas pelo CSA nesta temporada, nove delas na Série B. Marcou dois gols pelo clube alagoano, o mais recente na vitória por 3 a 1 contra o Náutico, na Segundona. O contrato é até o fim do torneio.

Na temporada passada, ele defendeu o América-MG na disputa da Série B, com dez partidas disputadas e um gol.

Cria da base do Timão, o meia-atacante não teve nenhuma chance no time profissional.

Thiaguinho – CRB

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2022

Direitos econômicos: 100% do Timão

 

O volante chegou por empréstimo em 2018 vindo do Nacional-SP, teve um bom início com Jair Ventura e foi comprado em 2019 por R$ 2 milhões.

Sem espaço com Fábio Carille, foi emprestado ao Oeste e disputou 28 partidas no ano passado, marcando dois gols. Em 2020, fez sete partidas pelo Botafogo e, durante a pausa do futebol, acertou com o CRB para a disputa da Série B.

Tem 17 partidas pelo clube alagoano, sendo 13 delas na Segundona. Não fez gol na temporada.

Luidy – CRB

 

Razão do empréstimo: fora dos planos de Tiago Nunes

Contrato com o Timão: até dezembro de 2020

Direitos econômicos: percentual não conhecido

 

Faltam menos de 50 dias para Luidy, de 24 anos, deixar de ser jogador do Corinthians, o que na prática nunca aconteceu.

Cria do próprio CRB, o atacante foi comprado pelo Corinthians no fim de 2016 por R$ 1,2 milhão após se destacar na Segundona, chegou ao clube em janeiro de 2017, mas nunca teve chance de jogar.

Sem espaço, foi cedido a Figueirense, Ceará, São Bento e Londrina. Em nenhum dos clubes, porém, conseguiu decolar. Com contrato com o Corinthians exatamente até o fim de 2020, Luidy terminará seu vínculo com o clube alvinegro sem atuar pelo Timão.

Nesta temporada, disputou 33 partidas e marcou quatro gols.

Pacotão do Oeste

 

Parceiro do Timão, o lanterna da Série B tem hoje quatro jogadores do Corinthians, todos emprestados até o fim da Segundona.

O goleiro Caíque França, de 25 anos, era reserva em Barueri, mas deve virar titular com a saída de Luiz. Disputou 14 jogos no ano, sendo oito no Paulistão e seis na Série B, o último no empate sem gols contra a Chapecoense, no dia 8. O contrato com o Timão acaba no fim de 2021 e ele é 100% do clube.

O zagueiro Caetano, de 21 anos, disputou dez jogos na Série B. No primeiro semestre, ele ficou emprestado no Coritiba, onde disputou apenas quatro partidas. Também foi titular no jogo contra a Chape, deixando o time no intervalo. É 100% do Timão e tem vínculo até o fim de 2023.

O meia Fabrício Oya, de 21 anos, tem 19 jogos pelo Oeste, sendo 13 deles na Segundona. Ainda não marcou nenhum gol pela equipe rubro-negra. O vínculo com o Timão vai até setembro de 2021. O clube é dono de 70% dos direitos econômicos.

O último a chegar no Oeste foi o atacante Madson, também de 21 anos. Ele começou o ano no profissional do Timão e fez cinco jogos até ser emprestado ao Fortaleza. Por lá, também atuou em cinco partidas. Já fez seis jogos na Série B e ainda não marcou gols. O contrato é até junho de 2023. O clube tem 50% dos direitos.

 

Outros casos

 

Entrevistado do ge nesta semana, o centroavante Carlinhos, de 22 anos, disputa a Copa Paulista pelo Atibaia. Tem um gol em quatro jogos pela equipe. O contrato acaba em 31 de dezembro.

Outro centroavante emprestado é Nathan. Aos 21 anos, o jogador está no Racing de Ferrol, da Segunda Divisão da Espanha. Ele fez sua estreia em outubro e desde então entrou no decorrer de duas partidas, ainda sem marcar gols. O empréstimo é válido até junho de 2021. O vínculo com o Timão vale até o fim de 2023. O Timão é dono de 50% dos direitos econômicos do jogador.

Veja também: Portal Maloca – Neymar é cortado da seleção brasileira para jogos das Eliminatórias

Veja mais: ge

Foto: ge