calendar_today outubro 29, 2020 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

Em continuidade às ações do Outubro Rosa, a praia da Ponta Negra, em Manaus, vai ser palco do 4º Click solidário, neste sábado (31).

O evento vai reunir dez mulheres diagnosticadas com câncer de mama para um ensaio fotográfico, a partir das 8h.

Além de conscientizar sobre a prevenção do câncer que mais acomete mulheres no país, a ação visa enaltecer a beleza e a força de pacientes diagnosticadas com a doença.

Uma dessas guerreiras é a agente de saúde, Alda Melo de Aragão, de 40 anos. Ela contou ao Portal Maloca que recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2016.

Alda de Aragão foi diagnosticada com câncer de mama em 2016.
Alda de Aragão foi diagnosticada com câncer de mama em 2016. Foto: Edivan Farias

Há quatro anos lutando contra a doença, Alda ressalta que as mulheres devem se prevenir e fazer o autoexame de mama, diariamente.

“A prevenção é o melhor remédio, para não ser mais agravo. Quando é descoberto tardio, já não tem mais jeito. Fiz o autoexame e descobri durante o banho. Estou lutando e acredito no milagre de Deus. As mulheres e a sociedade devem se conscientizar”, contou.

Click solidário

O  Click Solidário já está em sua quarta edição. O projeto foi idealizado pelo jornalista e fotógrafo Edivan Farias, de 43 anos. O ensaio, que acontece durante a campanha do Outubro Rosa ação é uma forma de motivar mulheres diagnosticadas com câncer e proporcionar um momento de autoestima por meio de fotografias e maquiagem para as participantes.

”Meu intuito é fazer as mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama, sorrirem novamente. É uma mensagem de amor e solidariedade, uma forma de estimular e extrair delas esse sorriso. Mostrar que nem toda rainha precisa de coroa, bastar ter um lenço”, disse Edivan.

Ao todo, oito fotógrafos e seis maquiadoras participam dessa corrente do bem, além de outras quatro pessoas, que fazem parte da organização.

O evento segue as recomendações dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, como álcool em gel e uso obrigatório de máscara para permanecer no local.

Na ocasião, o fotógrafo Ira Alves, que faleceu em 2020, será homenageado.