calendar_today março 18, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

 

O Cineclube Patrícia Ferreira Pará Yxapy, abriu convocatória para obras de curta-metragem de mulheres cineastas, nortistas, indígenas, lésbicas, bissexuais, trans, travestis, intersexuais e não bináries.

As mulheres realizadoras poderão enviar curtas sobre qualquer temática até o dia 26 de março. A curadoria será realizada pela roteirista, diretora e produtora executiva Elen Linth. Cineclube será realizado on-line na segunda quinzena de abril.

Realizado pela Oca Produções, em parceria com Eparrêi Filmes, o projeto foi contemplado pelo edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado.

Como participar?

 

Para participar, é necessário enviar o link do filme (pelas plataformas Vimeo, YouTube ou Google Drive) para o e-mail gestaocacultural@gmail.com, com as informações sobre sinopse, ficha técnica e lista de mostras e festivais em que foi exibido (se houver). O resultado será anunciado no dia 28 de março, no Instagram do Cineclube.

‘Mulheridades’ – Voltado para o tema “mulheridades”, o Cineclube faz a homenagem à cineasta contemporânea Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, uma das mais relevantes para o cinema brasileiro e com forte reconhecimento internacional.

O objetivo é de formação de público, fomento à distribuição e visionamento das produções realizadas por cineastas mulheres, além da promoção de rodas de conversas entre as diretoras e os participantes.

As exibições serão trabalhadas em três eixos, apresentando 12 filmes, sendo quatro obras em cada sessão:

  • “Mulheres do Norte”, no qual serão selecionados filmes dirigidos por mulheres dos estados da região norte, dando preferência para curtas do estado do Amazonas;
  • “Mulheres Indígenas”, em que serão selecionadas produções realizadas por cineastas indígenas independentemente de seu território; e “Mulheres LBTQIA+”, com filmes de mulheres lésbicas, bissexuais, trans, travestis, não bináries e intersexuais de qualquer região do país.