‘Cine sem sair de Casa’ traz a vida de personalidades amazonenses
Em 2020, devido ao período de isolamento social em prevenção à covid-19, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, exibiu documentários de artistas e personalidades amazonenses que marcaram a trajetória cultural do estado, roteirizados e dirigidos pelo dramaturgo Sérgio Cardoso.
Em 2021, novas obras estão sendo exibidas na página do Facebook da pasta (@culturadoam), às 19h, no “Cine sem sair de Casa”.
Nesta nova temporada, o primeiro filme exibido foi “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, que retrata em depoimento a vida do grande e saudoso ator, dramaturgo, historiador e pesquisador das artes cênicas.
O registro conta a trajetória de Edney, que viajou o Brasil deixando sua marca pelos palcos que passou, além de sua paixão pelo teatro.
Entre os documentários a serem exibidos, ainda estão “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt”, “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”, “O Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco” e “Pepeta – Coração de Campeão”.
Cine sem sair de casa
Já foram exibidos, ao todo, 18 filmes no Facebook da Secretaria (@culturadoam), que juntos acumulam mais de 11 mil visualizações.
Entre os destaques estão documentários sobre os artistas:
- Óscar Ramos
- Roberto Evangelista
- Joaquim Marinho
- Jair Jacqmont
- Hahnemann Bacelar
Além de personalidades do esporte, como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense, como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.
Os filmes também estão disponíveis no Portal da Cultura (bit.ly/cinedecasaportal).
Já a lista de reprodução no Facebook, pode ser acessada pelo link bit.ly/cinedecasaface.
A iniciativa do governo do Amazonas, o “Cultura Sem Sair de Casa”, disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.
São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos; além de exposições, visitas virtuais e muito mais.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.
Foto: divulgação