calendar_today julho 1, 2023 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

Foi dada a largada da disputa para saber quem vai ser o boi-bumbá campeão do Festival Folclórico de Parintins 2023. Caprichoso, o boi negro com o coração na testa e Garantido, o boi branco de coração na testa iniciaram a disputa na arena do bumbódromo, nesta sexta-feira (30).

A primeira, das 3 noites em que os bois duelam na arena foi noite foi marcada por luzes, cores, efeitos sonoros e muita emoção proporcionada aos brincantes.

Com o tema ‘Garantido por toda vida’, o Boi Garantido abriu a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, e o Boi Caprichioso finalizou a primeira noite de evento, trazendo como tema ‘O brado do povo guerreiro’. A ordem das apresentações foi definida em sorteio com a presença de membros das direções das duas agremiações.

De um lado, o boi vermelho e branco trouxe um enredo sobre o ano da superação para o boi Garantido, narrando de forma poética os desafios enfrentados de cabeça erguida e com o orgulho de ser Garantido. Houve ainda, uma homenagem ao compositor Rafa Marupiara, vitima de COVID-19.

Já o bumbá Caprichoso, trouxe à arena um espetáculo grandioso, usando e abusando dos guindastes para a chegada de seus itens oficiais no Bumbódromo. O boi azulado colocou em cena uma Amazônia repleta de luta, em forma de poesia e canção.

O espetáculo teve transmissão da TV A CRÍTICA, disponível neste link:

Texto e fotos: Rebeca Beatriz