Candidata a vereadora é presa com 190 quilos de maconha
A candidata a vereadora flagrada em uma casa com 190 quilos de maconha e R$ 17 mil em dinheiro é Noemi da Silva, do Partido Liberal (PL).
Ela foi presa com mais duas pessoas na noite desta segunda-feira (26) em uma casa no bairro Itoupava Central.
O advogado Antoniel Lobo Cardoso confirmou que defende uma candidata a vereadora.
Segundo ele que foi envolvida na prática de um delito, mas disse que o o inquérito está sob sigilo.
Cardoso disse ainda que sua cliente estaria na companhia de uma pessoa que está sendo acusada de prática criminosa, mas que ela não tem qualquer envolvimento com o delito.
“Ela estava em companhia de uma pessoa que estava no local e essa pessoa está sendo indiciada pela prática do delito, mas ela não tem nada a ver com a prática do delito”, destacou.
“Inclusive defesa já foi protocolada nesse sentido. O que não queremos é que haja um pré-julgamento dela, que por ser uma pessoa pública já está acontecendo, sem saber se ela é culpada”, afirma Cardoso.
O advogado explicou ainda que aguarda a decisão da Justiça sobre a soltura de sua cliente, pedido que foi feito pela defesa.
Por conta da pandemia de coronavírus, as audiências de custódia presenciais estão suspensas.
Porém, ele afirma que o Judiciário tem respeitado o prazo de 24 horas para se pronunciar sobre as prisões em flagrante.
Partido se manifesta
O diretório municipal do PL se manifestou por meio de uma nota oficial, informando que o assunto está sendo analisado e deliberado com a executiva estadual do partido.
A nota diz ainda que o PL vai aguardar a conclusão das investigações, defendendo o princípio do contraditório e da ampla defesa.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“NOTA DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PL DE BLUMENAU
A direção da Executiva Municipal do Partido Liberal (PL) de Blumenau , com relação ao fato noticiado por veículos de imprensa do município dando conta de suposto envolvimento da candidata a vereadora Noemi da Silva com apreensão de drogas em ação da Polícia Militar na noite de ontem, comunica que tomou conhecimento dos fatos preliminares e que o assunto já está sendo objeto de análise e deliberação juntamente com a Executiva Estadual do partido.
O PL recebe com surpresa tais informações e vai aguardar a conclusão das investigações com toda a cautela necessária que o caso requer, defendendo sempre o princípio do contraditório e da ampla defesa.
O PL avaliará as previsões estatutárias da sigla, uma vez que trata-se de assunto de ordem de comportamento pessoal e não relacionado diretamente ao contexto político-partidário.
A direção
Em 27 – 10 – 2020″
A reportagem consultou a juíza da 3ª Zona Eleitoral de Blumenau, Cíntia Costi, sobre como ficaria a situação da candidatura de Noemi da Silva.
A candidatura dela consta no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como deferida.
A juíza, porém, informou que não pode se manifestar sobre nenhum processo que esteja sob seu julgamento.
Entenda o caso
A candidata a vereadora de Blumenau foi presa em flagrante na noite desta segunda-feira (26), no bairro Itoupava Central com mais duas pessoas.
A Polícia Militar encontrou:
- 190 quilos de maconha
- quatro armas de fogo
- 230 munições
- balança de precisão
- cerca de R$ 17 mil em espécie em uma casa na Rua Erich Belz.
Após informações de que a casa era usada como depósito de drogas, policiais militares foram até a residência, observaram a movimentação no local e abordaram alguns veículos que saíram da casa.
Em um dos carros foi encontrado cerca de 1 quilo de maconha, dentro de uma mochila.
Na casa, a mãe de um dos suspeitos informou que havia outros materiais ilícitos.
Veja mais: nd+
Foto: divulgação/Polícia Civil e Polícia Militar