A Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou a realização do Campeonato Amazonense Sub-20 de 2021, com início previsto para o dia 29 de maio. Esta será a primeira competição de base no Amazonas após a retomada do esporte bretão no Estado devido a pandemia da Covid-19. O campeão garante vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022.
O Estadual Sub-20 desta temporada contará com equipes tradicionais e três estreantes: Amazonas, Arsenal e Tuno Luso. Ao todo, serão 15 clubes que estarão divididos em três grupos de cinco, que se enfrentarão entre si em turno único durante a primeira fase.
O diretor executivo de futebol de base/feminino da FAF, Thiago Durante, avaliou o retorno das competições.
“A expectativa é que possamos fazer um campeonato organizado e seguro para aqueles que estarão envolvidos. A gente sabe das dificuldades desse ano por conta da pandemia, por isso estamos com um protocolo de saúde rígido, para que o Barezão Sub-20 seja realizado com toda a segurança possível”, ressaltou.
Leia também: Liga de Handebol do Amazonas inicia atividades do pré-calendário de 2021
Formato da competição
De um total de 15 equipes, os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros avançam para as quartas de final. O mata-mata será disputado em jogo único e com vantagem para a equipe de melhor índice técnico da primeira fase. O campeão representará o Amazonas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, prevista para janeiro de 2022.
Veja grupos
- Grupo A: Arsenal, Atlético Amazonense, Fast Clube, Nacional e São Raimundo;
- Grupo B: Amazonas, Manaus, Operário, Rio Negro e Tarumã;
- Grupo C: Clipper, Princesa do Solimões, Real Manaus, Sul América e Tuna Luso.