Breves Cenas de Teatro disponibiliza e-book recorde de vendas na Amazon
O Breves Cenas de Teatro, que pela primeira vez está 100% digital no formato podcast, comemora dez anos com um presente ao seu público, o e-book “Bem-vindos à Rua Maravilha”. A obra, do escritor amazonense Gabriel Mar, é recorde de vendas na Amazon e estará disponível para dowload gratuito até o encerramento do festival.
Para baixar o e-book, basta acessar o link na bio do instagram @brevescenas ou acessar o site do festival e acessar o programa do festival no ícone “baixe aqui” na home da página. O dowload será disponibilizado somente no período do festival.
“Bem-vindos à Rua Maravilha” – o e-book ocupou o topo da lista de mais vendidos pela Amazon no Brasil na categoria literatura e ficção LGBT para jovens adultos por mais de três meses, e marca uma nova fase na carreira e no estilo do escritor.
“Com este livro, eu descobri uma nova versão da minha escrita, mais leve, mais dinâmica e mais responsável. Quero muito facilitar o acesso dos jovens ao livro, e mais que tudo, ouvir o que eles têm a me dizer sobre a identificação deles com a história”, afirma Gabriel Mar.
Lançado em dezembro de 2019, o ebook “Bem-vindos à Rua Maravilha” conta a história dos bastidores da montagem de um espetáculo musical baseado no texto do protagonista Igor, aspirante a ator descoberto por um renomado diretor de teatro. Escrita em primeira pessoa, a obra aborda questões como ansiedade e autoestima enquanto leva o leitor a uma jornada de identidade dos personagens.
De acordo com o autor, a principal inspiração para o livro veio de “Hamilton”, musical fenômeno da Broadway sobre um dos líderes políticos fundadores dos EUA. As letras das músicas e o tema central da peça – a vontade de Alexander Hamilton de deixar um legado relevante no mundo – foram fatores determinantes para a criação de “Bem-vindos à Rua Maravilha”.
“Essa ideia fala muito alto comigo e eu comecei a pensar, nas pessoas do nosso dia a dia, no tipo de legado que o povo brasileiro tem para criar e quais histórias talvez não tenham sido ouvidas até hoje”, explica Gabriel Mar, que também acumula experiências como ator e assistentes de direção em produções teatrais locais.
Breves Cenas em podcast
Até domingo (28), o Breves Cenas de Teatro fará as escutas coletivas com a estreia de cenas da programação de 2021. Cada noite do festival terá a estreia de três ou quatro cenas, às 20h (horário de Manaus) em uma sala virtual. Nesses encontros virtuais, o público e os artistas irão ouvir juntos as cenas da programação daquele dia e, logo após a escuta, participar de um debate com os intérpretes, orientadores e curadores desta edição. O link das salas para escuta coletiva estarão disponíveis nas redes sociais do festival (@brevescenas) e no site www.brevescenas.com.br. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
O Breves Cenas reúne 13 cenas curtas selecionadas de seis estados diferentes do Brasil, que ficarão disponíveis gratuitamente em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music). Após o festival, ainda será possível maratonar a produção teatral em áudio por, pelo menos, um ano. Conforme o regulamento, todas as cenas têm entre, no mínimo, 4 minutos e 59 segundos e, no máximo, 12 minutos e 31 segundos. O desafio dos 13 selecionados para integrar a programação foi construir cenas curtas sonoras, ou seja, cenas em que toda a atmosfera cênica, estética e artística pudesse ser expressa através da sonoridade. Para isso, o Breves Cenas propôs uma investigação sônica aos participantes por meio de uma residência artística.
Realizado pela H Produções, o evento foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.
Sobre o autor do e-book
Gabriel Mar é manauara, gosta de músicas pop, sobremesas e de reclamar sobre como é caro ser adulto. Escritor e tradutor, é também um grande fã de histórias em geral desde que aprendeu a ler com gibis da Turma da Mônica. Em 2015 lançou a duologia Altos dos Salgueiros e, em 2019, a publicação independente Bem-vindos à Rua Maravilha, que conta a história da criação de um musical. Atualmente, dedica-se aos seus novos projetos.