calendar_today outubro 12, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Confira os resultados dos jogos da 15ª rodada do Brasileirão Série A que ocorreram no último domingo (11). Resumo da partida, melhores momentos, jogadores destaques, situação na tabela,  próximos jogos e tudo de relevante que ocorreu nos últimos jogos do campeonato.

 

 

FLUMINENSE X BAHIA 

 

 

Fluminense x Bahia - Brasileirão

 

 

Num jogo sem grandes emoções na tarde deste domingo no Maracanã, coube a Nenê definir o 1 a 0 do Fluminense sobre o Bahia. Em pênalti marcado após revisão do VAR na segunda etapa – com direito a ira de Mano Menezes -, o meia de 39 anos marcou o sexto dele no Brasileirão e levou o time ao 5º lugar na tabela de classificação.

 

Panorama

 

Fluminense – 5º lugar / 24 pontos

Próximo jogo: Atlético-MG, na quarta (14/10), às 21h30, no Mineirão

Bahia – 13º lugar / 15 pontos

Próximo jogo: Goiás, na sexta (16/10), às 20h, na Serrinha

 

“Você não apita mais”

 

Mano Menezes foi um capítulo à parte no Maracanã. O treinador não parou de falar durante os 90 minutos. Após o pênalti marcado na checagem do vídeo, Mano foi à loucura com o árbitro José Mendonça da Silva Junior: “aproveita o jogo, você não apita mais”, “deixa esse vagabundo aí, não fica conversando com vagabundo”. Terminou o jogo apenas com um cartão amarelo, invadiu o gramado para reclamar e não cumprimentou Odair Hellamnn na saída de campo.

 

Mano Menezes - Brasileirão

 

Os 90 minutos 

 

Um primeiro tempo de poquíssimas chances no Maracanã. Nenê foi a única peça que tentou algo diferente em campo, fez Douglas trabalhar em finalização da entrada da área, mas não teve companhia. O Bahia, numa estratégia muito definida, tentou a escapada nos contra-ataques – em especial com Rossi -, mas não encaixou o último passe.

 

90 min - Brasileirão

 

O panorama não mudou na etapa final. Mas o jogo ganhou um ingrediente: o VAR. Aos 22 minutos, Nenê foi ao chão na área após contato de Gregore. O jogo seguiu num primeiro momento, mas após chamada do VAR, o árbitro marcou o pênalti. Nenê, com precisão, definiu o placar e marcou o 19º gol dele na temporada – o sexto no Brasileirão.

 

 

SANTOS X GRÊMIO

 

 

Santos x Grêmio - Brasileirão

 

 

Marinho brilhou mais uma vez. Com dois gols de pênalti do atacante, o Santos venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do time gaúcho foi marcado por Diego Souza.

 

Peixe cascudo 

 

Mais perigoso, o Peixe criou as melhores chances do jogo. Tanto que poderia ter vencido por um placar mais folgadonão fosse a trave e as defesas de Vanderlei. O Tricolor, por sua vez, teve lampejos de bom futebol, chegou a empatar, mas permitiu a reação em pênalti infantil cometido por David Braz. Nos acréscimos, o Grêmio ainda quase empatou, em chute de Maicon. Mas João Paulo garantiu a vitória do Peixe.

 

Como fica?

 

A vitória levou o Santos aos 24 pontos, na sexta colocação no Brasileirão. O Grêmio, em 11º, estacionou nos 18 pontos.

 

Primeiro tempo

 

O sol impediu o Santos de abrir o placar logo aos dois minutos. Após cruzamento de Pará, Arthur Gomes foi atrapalhado e cabeceou de olho fechado, por cima do gol. Era uma grande chance. Melhor em campo, o Peixe voltou a criar perigo ao Grêmio aos 13 minutos, quando Kaio Jorge obrigou Vanderlei a boa defesa.

O time gaúcho, com mais dificuldade na criação, articulou boa jogada aos 16, mas Pepê foi travado após passe de calcanhar de Diego Souza. Na jogada seguinte, pênalti para o Santos, por mão de Paulo Miranda na grande área. Marinho, com cavadinha, abriu o placar para o Peixe.

Depois do gol sofrido, o Grêmio conseguiu melhorar. Chegou de cabeça com Thaciano, aos 23, mas foi na cabeçada de Diego Souza, aos 31, que quase empatou. Os dois times tiveram boas chances de marcar em chutes de fora da área. Aos 34, Jean Mota acertou a trave. E, no minuto seguinte, Lucas Silva obrigou João Paulo a grande defesa. O Santos, dono das melhores oportunidades, ainda quase ampliou em toque de letra de Diego Pituca após jogada de Marinho. Passou bem perto.

 

1º Tempo - Brasileirão

 

Segundo tempo

 

A etapa final começou agitada. Primeiro, aos três minutos, Diego Souza avançou e chutou de fora da área. A bola desviou em Luan Peres e quase enganou o goleiro João Paulo. Dois minutos depois, Jean Mota cruzou para Marinho bater de primeira e acertar a trave. Vanderlei só olhou.

Depois desse começo acelerado, o ritmo dos times caiu. Tanto que só aos 18 minutos foi que David Braz, em chute de longe, arriscou algo pelo lado do Grêmio. Sem conseguir avançar muito em busca do segundo gol, o Santos deu espaço para o Tricolor empatar.

Aos 27 minutos, em jogada muito bem construída, Pepê rolou a bola para Diego Souza bater colocado e deixar tudo igual no placar. O Santos, porém, reagiu rápido. Após checagem do VAR, o árbitro deu pênalti de David Braz em Marinho.

O atacante do Peixe bateu, mais uma vez, e aumentou a vantagem. O Grêmio até tentou apertar o Santos no fim da partida em busca de novo do empate, mas não teve sucesso. Aos 51 minutos, inclusive, João Paulo fez grande defesa em chute de Maicon. E no último minuto, David Braz, que já tinha amarelo pelo pênalti, levou o segundo e foi expulso.

 

2º tempo - Brasileirão

 

Próximos jogos

 

O Santos joga novamente na Vila Belmiro na 16ª rodada do Brasileirão, quando enfrenta o Atlético-GO, às 20h30 de quarta-feira. No mesmo dia, só que às 19h15, o Grêmio recebe o Botafogo em sua arena, em Porto Alegre.

 

 

SPORT x BOTAFOGO

 

 

Sport x Botafogo

 

 

O Botafogo venceu o Sport por 2 a 1 na noite deste domingo, na Ilha do Retiro, pela 15ª rodada do Brasileirão. Esta foi a primeira vitória alvinegra fora de casa na competição. Por outro lado, o Leão perdeu pela primeira vez na Ilha sob o comando de Jair Ventura. Os gols dos visitantes foram marcados por Honda e Caio Alexandre, no primeiro tempo, enquanto os mandantes diminuíram com Thiago Neves após expulsão do botafoguense Rafael Forster na etapa final.

 

Como ficam os times?

 

Com o resultado, o Botafogo deixa a zona de rebaixamento e chega ao 12º lugar, com 18 pontos. O time de Bruno Lazaroni ainda pode ser ultrapassado por Athletico, Ceará ou Corinthians, que jogam na rodada, mas ainda assim não voltaria para o Z-4. Na próxima rodada, o Bota enfrenta o Grêmio, quarta-feira, às 19h15, na Arena do Grêmio.

Já o Sport caiu na tabela e é o nono colocado, com 20 pontos. O time de Jair Ventura receberá o Internacional na Ilha do Retiro na próxima quarta, às 21h30.

 

Meio-campo protagonista

 

Os meio-campistas do Botafogo foram os destaques da partida diante do Sport. Keisuke Honda, mais próximo do ataque, teve excelente participação e fez seu primeiro gol no Brasileirão aproveitando erro na saída de bola de Luan Polli. Dos 24 passes que fez no jogo, 23 foram certos. Ainda teve chance de ampliar no primeiro tempo, mas perdeu boa oportunidade após vencer o goleiro do Sport.

 

Sport x Botafogo

 

Caio Alexandre tem tomado gosto por marcar gols. O volante marcou seu quarto gol no Brasileirão, sendo o terceiro consecutivo, após passe açucarado do zagueiro Kanu. Caio terminou a partida com 19 passes, todos certos. Além do gol, tem contribuído com bons lançamentos e ajudado a desconstruir as linhas adversárias.

Rafael Forster destoou dos colegas. Apesar de importante para deixar Caio Alexandre e Honda mais livres em campo, o zagueiro que atua como volante ainda erra na saída de bola e prejudicou a equipe ao ser expulso aos 8 minutos do segundo tempo. Logo depois, o Sport passou a pressionar e chegou ao gol.

 

O primeiro gol de Thiago Neves

 

Thiago Neves fez seu quarto jogo com a camisa do Sport e, pela primeira vez, ficou em campo durante os 90 minutos. O meia-atacante ainda marcou seu primeiro gol pelo Leão em cabeçada certeira após bom cruzamento de Juba. TN30 saiu de campo com quatro finalizações e 36 passes, sendo 28 certos.

 

Polêmica

 

Aos 38 minutos do segundo tempo, Juba cruzou e a bola desviou no braço de Rhuan. O árbitro Rodrigo Dalonso foi ao VAR revisar as imagens, mas entendeu o lance como normal e mandou seguir o jogo.

Na avaliação da comentarista de arbitragem da Globo, Nadine Basttos, a penalidade deveria ter sido marcada: “O Rhuan utiliza o braço, ele bota o braço à frente do corpo e isso intercepta a passagem da bola. Claramente ele bota o braço na frente. Isso é penalidade”.

 

 

ATLÉTICO – GO X BRAGANTINO 

 

 

Atlético x Bragantino

 

 

Após cinco jogos sem vencer, o Atlético-GO conseguiu bater o Bragantino nos minutos finais e respirar na tabela. Precisando do resultado, as duas equipes procuraram bastante o gol, e o Dragão contou com o brilho de Matheuzinho para sair com a vitória de virada na noite deste domingo, 11. Ele marcou aos 44 minutos da segunda etapa para decretar a virada. Janderson fez o outro gol do Dragão. Claudinho fez o do Massa Bruta.

 

Tabela

 

Com a vitória, o Atlético-GO chega aos 18 pontos e respira na tabela. O Dragão sobe para o 11°lugar e se afasta um pouco da zona da degola.

Já o Bragantino segue na vice-lanterna da competição, com 12 pontos.

 

Agenda

 

As duas equipes voltam a campo pela 16ª rodada do Brasileirão como visitantes. O Atlético-GO enfrenta o Santos na Vila Belmiro na quarta-feira, 14, às 20h30. O Bragantino vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo no Maracanã. O duelo será na quinta-feira, 15h, às 20h.

 

Primeiro tempo

 

Após um início devagar, as equipes se soltaram e criaram boas chances de gol. Principalmente após Claudinho aproveitar falha do Atlético-GO na saída de bola para fazer belo gol de cobertura e abrir o placar.

O Atlético-GO foi pra cima e conseguiu empatar com Janderson, em chute cruzado aos 27 minutos. O Dragão se empolgou e ainda teve boa chance com o zagueiro Éder, que isolou oportunidade na frente de Júlio César.

 

Segundo tempo

 

O Bragantino começou o segundo tempo pressionando e chegou a acertar a trave logo aos dois minutos com Ytalo. Com o jogo lento, a resposta do Dragão demorou, mas veio na mesma moeda aos 15 minutos. Marlon Freitas cabeceou sozinho, mas parou na trave.

O jogo ganhou velocidade e as duas equipes seguiram tentando criar boas ações. No fim, o Atlético-GO contou com o brilho de Matheuzinho para vencer com um gol aos 44 do segundo tempo e respirar na tabela.

 

 

INTERNACIONAL X ATHLETICO-PR 

 

 

Internacional

 

 

O Inter não descola do Atlético-MG em busca da recuperação do primeiro lugar no Brasileirão. Com mais um gol do artilheiro Thiago Galhardo, o time gaúcho venceu o Athletico-PR por 2 a 1 na noite deste domingo, no Beira-Rio, pela 15ª rodada. Todos os gols saíram no primeiro tempo. Abel Hernández fechou o placar para os colorados, e Renato Kayzer diminuiu para o Furacão. Mas o fim do jogo foi de emoção e brilho do goleiro Marcelo Lomba.

 

Como fica

 

O Inter se mantém na segunda colocação da Série A, agora com 28 pontos, dois a menos que o líder Atlético-MG. O Athletico bate à porta do Z-4 com 15 pontos, na 16ª colocação.

 

Próximos jogos

 

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira às 21h30. O Athletico recebe o Corinthians na Arena da Baixada. O Colorado vai à Ilha do Retiro enfrentar o Sport.

 

Primeiro tempo

 

Como de costume no Beira-Rio, o Inter foi para cima e não deu chance ao Athletico. Aos seis minutos, o lance do primeiro gol contra o Bragantino, na rodada passada, se repetiu. Heitor cruzou na cabeça de Thiago Galhardo, que mandou no canto direito para abrir o placar.

Marcelo Lomba trabalhou somente aos 25, em chute fraco de Léo Cittadini quase na pequena área. Aos 35, Marcos Guilherme por pouco não ampliou. Mas no lance seguinte Heitor colocou mais uma bola na cabeça do companheiro. Desta vez, Abel Hernández encobriu Jandrei e fez 2 a 0. Mas a esperança renasceu ao Furacão pouco antes do intervalo. Renato Kayzer diminuiu, também de cabeça.

 

Segundo tempo

 

O Inter voltou do intervalo com fome de ampliar. Aos sete minutos, Abel Hernández recebeu cruzamento de Marcos Guilherme e parou em Jandrei. O Athletico apostava nos erros do Inter para contra-atacar. Só que Thiago Galhardo quase fez o terceiro novamente de cabeça, após cruzamento de Moisés. Aos 34, Christian assustou Marcelo Lomba em chute cruzado.

O empate poderia ter vindo em dois lances seguidos no fim. Primeiro, em cobrança de falta de Ravanelli que parou no travessão. Depois, em finalização para fora de Walter dentro da área. E Marcelo Lomba ainda salvou no reflexo aos 47.

 

Gol repetido do artilheiro do Brasileirão

 

A fase de Thiago Galhardo é tão boa que ele não precisa nem esquentar em campo para marcar. Logo aos seis minutos, o Inter cobrou escanteio curto. Heitor cruzou na cabeça do artilheiro do Brasileirão, agora com 13 gols, para abrir o placar. O lance é quase idêntico a um dos gols da vitória colorada sobre o Bragantino, na rodada passada.

 

Duas assistências e substituição no intervalo

 

O lateral-direito Heitor tinha tudo para sair da partida como o melhor em campo. Em dois cruzamentos, colocou a bola na cabeça de Thiago Galhardo e de Abel Hernández, que mandaram no fundo da rede do Furacão. Também teve chance de deixar o dele, mas errou o alvo. Só que não resistiu ao desgaste muscular e sequer voltou do intervalo. Foi substituído por Rodinei.

 

Na trave e em Lomba

 

O Athletico chegou ao Beira-Rio com a lembrança do título da Copa do Brasil comemorado no ano passado. Mas foi derrotado com o mesmo 2 a 1 aplicado no Inter em 2019. O empate só não veio porque o travessão parou cobrança de falta de Ravavnelli e Marcelo Lomba fez duas defesaças em sequência aos 47 do segundo tempo.

 

 

CEARÁ X CORINTHIANS

 

 

Ceará

 

 

O Ceará conquistou neste domingo três pontos que podem ser fundamentais na campanha no Brasileirão. Com um jogador a mais desde os 16 minutos do segundo tempo, o Vozão contou com uma falha do goleiro Cássio nos minutos finais e venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, no Castelão. O resultado empurra o Timão para a zona do rebaixamento. O clube deve anunciar Vagner Mancini, do Atlético-GO, como seu novo técnico nas próximas horas.

 

Classificação

 

Com a vitória, o Ceará pula para a 11ª colocação, com 18 pontos. O Corinthians, agora na zona do rebaixamento do Brasileirão, é o 17º, com 15. 

 

O lance decisivo

 

Aos 42 minutos do segundo tempo, Cássio recebeu uma bola de Gil dentro da área na linha de fundo, mas se enrolou no passe. Ao tentar se levantar, o goleiro derrubou Kelvyn, e o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti. Fernando Sobral converteu. No fim da partida, revoltado com a arbitragem, Cássio foi expulso ao reclamar com o juiz e precisou ser contido pelo goleiro reserva Walter.

 

Prass também falhou

 

No início da partida, foi a vez de Fernando Prass cometer um erro grave. Léo Natel chutou de fora da área, e o goleiro aceitou. 

 

Primeiro tempo

 

O Corinthians começou melhor o jogo, com mais posse de bola, empurrando o Ceará para a defesa, mas a primeira chance foi do time da casa. Sobis cabeceou no travessão e, no rebote, Luiz Otávio cabeceou na pequena área para grande defesa de Cássio.

Quando o Vozão crescia, Fernando Prass falhou feio em chute de Léo Natel, e o Corinthians abriu o placar, aos 14 minutos. O Ceará conseguiu o empate com a ajuda de Gil, aos 34. Léo Chú cruzou da esquerda, e o zagueiro colocou para dentro do próprio gol.

Com mais agilidade na frente, a virada quase saiu aos 37 em finalização de Vina. Cássio espalmou.

 

Segundo tempo

 

O Ceará voltando tentando pressionar, deu trabalho a Cássio em falta batida por Vina, mas não conseguiu manter a alta intensidade. Pior, aos 16, o time perdeu Eduardo, expulso depois que o árbitro Anderson Daronco consultou o VAR para ver uma cotovelada do jogador em Léo Natel. Coelho, imediatamente, colocou Cazares e Jô no Corinthians, mas o Timão não cresceu.

O Vozão se fechou na defesa à espera dos contra-ataques e deu pouco espaço para os paulistas. Quando o jogo parecia caminhar para o empate, Cássio errou passe na área e cometeu pênalti em Kelvyn. Fernando Sobral bateu e virou. Aos 50, Gil apareceu na área e ainda carimbou a trave.

 

Próximos jogos

 

Com a partida diante do São Paulo adiada, o Ceará só volta a jogar no fim de semana. O Vozão enfrenta o Fluminense, sábado, às 19h, no Maracanã. O Corinthians enfrenta o Athletico, quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Bruno Soares fica com o vice-campeonato em Roland Garros

 

Fonte: GE