“Não temos outra saída a não ser vacinar”
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) pediu mais agilidade no processo de imunização contra o novo coronavírus, em Manaus, nesta quarta-feira (24).
Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar fez um apelo para que a Prefeitura de Manaus definisse o próximo grupo a ser vacinado.
“Não temos outra saída a não ser vacinar. Temos um estoque de 100 mil vacinas que têm que estar no braço e não na geladeira. Se a nossa vacinação continuar assim, com vacinas na geladeira, principalmente com os que têm comorbidades, vai ser muito complicado”, comentou.
Na ocasião, o líder do PSB na Casa, apresentou um gráfico que mostra variação nos números, desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, com os profissionais da saúde, até 19 de março, com o grupo de pessoas com 60 anos.
“A Prefeitura de Manaus tem uma ótima estrutura de vacinação, mas está demorando muito a definir o próximo grupo. Se vai vacinar pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades ou vai continuar seguindo a vacinação de pessoas com 59, 58, 57 anos. Apelo ao prefeito David Almeida (Avante) no sentido que ele dê uma sacudida no setor da vacinação. Poderíamos já estar vacinando as pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades”, disse o deputado.
Após o pedido de Serafim, a prefeitura anunciou que adultos de 18 a 59 anos com comorbidades (entenda as comorbidades ao fim da matéria) devem fazer cadastro para vacinação. Para se cadastrar, é necessário acessar o site e preencher uma ficha cadastral. Acesse aqui.
Atualmente, Manaus vacina contra Covid pessoas com 60 anos ou mais. Elas podem buscar um dos setes postos de vacinação. Veja endereços aqui. Até o momento, o total de 281 mil doses da vacina foram aplicadas, na capital.
‘Esperançosa’
Aos 51 anos de idade, a autônoma Leide dos Santos, portadora de diabetes tipo 2 contou ao Portal Maloca que a notícia traz a sensação de dias melhores não só para ela, mas para todos os manauaras. Ela ainda não sabe quando vai ser vacinada, mas está ansiosa para se cadastrar na lista. Por enquanto, Leide já separou o cartão de vacina e um sorriso de esperança.
“Me sinto muito esperançosa de que tudo isso logo vai passar. Vou poder voltar, aos poucos, à vida normal. Vou poder visitar minha mãe, ir à feira e finalmente abraçar as pessoas que eu amo, vou poder fazer tudo isso sem receio. Mas, ainda é o momento de nos cuidarmos, um momento delicado. A esperança é que não pode morrer”, contou.
Saiba mais
Pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que sejam portadoras de comorbidades vão poder fazer o cadastro no site da prefeitura. Confira a lista de doenças consideradas comorbidades divulgada pela prefeitura:
- Arritmia cardíaca: Frequência cardíaca anormal, seja irregular, acelerada ou muito lenta;
- Cardiopatia hipertensiva: Alteração na estrutura e função do coração como consequência de hipertensão arterial;
- Cardiopatias Congênitas no adulto: toda e qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, que tenha surgido nas primeiras oito semanas de gestação;
- Diabetes mellitus: altos níveis glicose no sangue, conhecido popularmente com açúcar alto no sangue;
- Doenças cerebrovasculares: grupo de disfunções cerebrais relacionadas com a doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro;
- Doença Renal Crônica: perda progressiva e irreversível da função dos rins;
- Doenças da Aorta: (principal artéria do corpo humano): Aneurisma (uma dilatação anormal da artéria), Dissecção de aorta (Quando ocorre uma ruptura, separando duas camadas da parede da artéria, Ateromatose da aorta (Quando existe a presença de inflamação dessa artéria), Arterites da aorta (Quando ocorre uma inflamação na parede da artéria);
- Doença dos Grandes Vasos – Vasculite: inflamação dos vasos sanguíneos, que afeta as grandes artérias do organismo;
- Fístulas Arteriovenosas: Ligação anormal entre uma artéria e uma veia.
- Hipertensão Arterial: Conhecida popularmente como pressão alta;
- Insuficiência Cardíaca: Quando o coração não bombeia o sangue como deveria;
- Imunossuprimidos: Quando o sistema imunológico (resistência do organismo) é reduzido por ação de algum medicamento (quimioterápico por exemplo);
- Obesidade mórbida: Acúmulo excessivo de gordura no corpo;
- Miocardiopatia: condição que dificulta o fornecimento de sangue do coração para o corpo;
- Cor-pulmonale: forma de insuficiência cardíaca, em que há diminuição da capacidade de funcionamento das cavidades do lado direito do coração, causada por doença pulmonar;
- Hipertensão pulmonar: conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares;
- Pneumopatias crônicas graves: Asma (doença inflamatória crônica das vias respiratórias, com redução ou obstrução no fluxo do ar respirado); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, como Asma e Efisema Pulmonar – Grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração);
- Síndromes Coronarianas: Qualquer condição provocada por redução ou bloqueio súbito do fluxo sanguíneo para o coração;
- Síndrome de Down: alteração genética causada por erro na divisão celular
- Valvopatias: distúrbios que acometem o fluxo e o transporte sanguíneo do coração, podendo causar outras doenças cardíacas.