calendar_today julho 6, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

Viajar por aqui, apenas nos sonhos ou tbts, por enquanto! Inclusive, saudades de uma boa viagem, né minha filha?

Esse texto deveria ter saído antes, pois o planejei mentalmente para quando completasse o 1º ano sem nenhuma viagem neste março de 2021, que começou a contar desde que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado aqui em Manaus, cidade onde nasci e continuo morando até o momento. 

Quando o primeiro caso de coronavírus foi confirmado em Manaus eu estava em São Paulo, tinha ido para mais um show dos Backstreet Boys – a única banda que já me fez andar um pouco por aí pelo mundo e que me trouxe motivação para me proporcionar as melhores experiências de viagem possíveis, mas este é um assunto para outro artigo… 

Eu estava lá em SP quando o governador João Dória decretou a proibição de eventos e a banda concedeu uma entrevista coletiva cancelando aquele show – mesmo com o palco todo montado para o evento que aconteceria um dia depois e mais de 42 mil ingressos vendidos – pensem no Allianz Parque lotado – as BSB Fans sempre dão um show aqui no Brasil e esgotam todos os eventos. Foi bem triste, uma choradeira de fãs, mas triste mesmo foi o que viria a acontecer depois no país inteiro e em Manaus quando faltou oxigênio… 

viagem

Na época, eu tinha mais duas viagens agendadas e com itens pagos – ingressos e hospedagem para o festival de Parintins e passagens aéreas e reservas em São Luís, no Maranhão. Eu queria comemorar o aniversário conhecendo os Lençóis Maranhenses.

Voltei para casa preocupada porque lá em São Paulo a cidade estava deserta e o noticiário destacava o aumento de casos e dos óbitos. Parintins foi cancelado e peguei os créditos do voo (que já expiraram :(…) que eu tinha para a capital do Maranhão em setembro. Não viajei mais desde então, foi uma escolha diante da experiência da última viagem, mesmo vendo tanta gente embarcando por aqui nas tréguas que a pandemia deu e até mesmo durante as altas de casos e óbitos “com todos os protocolos”…e continua assim. Viajar por aqui será apenas nos sonhos ou em tbts, por enquanto. 

Fica difícil não poder viver a plenitude de uma experiência de viagem sem pandemia, preocupada com protocolos e o pensamento nos riscos. E foi assim que fiquei 1 ano e meio sem conseguir tocar no assunto turismo em um texto novo, sem um sinal de esperança pela frente e triste pelas perdas.

Este não é um artigo sobre indignação, mas sobre futuro, um futuro muito incerto ainda porque a vacinação finalmente começou, mas está longe da meta e ainda com esse indicador de imunização coletiva alcançado, cuidados serão necessários – sabe-se que a vacina protege contra casos graves, mas se a contaminação continua acelerada podem surgir variantes para as quais os imunizantes seriam pouco eficazes. 

viajar é preciso

 

Leitor, eu nunca te pedi nada, até mesmo porque esse é um texto de estreia, mas se eu puder te pedir só uma coisa, principalmente você que é viajante constante, eiii, vacine-se, por favor, e com a vacina disponível no momento. Vacine-se não “para viajar ao exterior” como alguns tem feito para respeitar as restrições de entrada em alguns países, mas pra gente sair dessa logo viu?.

Sobre isso eu vi um vídeo do Ricardo Freire que me deixou emocionada. O tiozinho das viagens mexe com meu coração, quando ele chegou na internet para falar de viagens, só tinha mato. 

 

Vamos falar sobre futuro? 

 

Definir um destino é uma escolha que passa por vários fatores, desde a situação do setor de aviação, oferta, demanda e preferências. Eu vou onde as condições financeiras estiverem favoráveis, mas como para sonhar não se paga, mudo de ideia a cada momento. Para o futuro, eu imagino um mergulho na Praia Grande em Arraial do Cabo – RJ, uma caminhada pelo Caminho do Moisés em Maragogi – AL, quem sabe até com o frio das estações de esqui nos EUA se o câmbio ajudar ou com o mais próximo: com o tricampeonato do Boi Garantido no próximo Festival de Parintins que está no segundo ano seguido sem ser realizado devido a pandemia. 

E você, para onde você pretende viajar quando a pandemia passar?

Quem escreve?

Viaje com a Fabi

Coluna Viaje com Fabi 

Fabíola Abess

Jornalista, assessora de imprensa, mídias sociais, bacharel em turismo, comentarista de memes manauaras e uns negócios aleatórios.

MAIS LIDAS