Jogos Eletrônicos: Uma odisseia pela história dos jogos – Parte 2
Conquistado espaço do coração de muitos jogadores, os videogames conseguiram destaque em pouco espaço de tempo. A chegada de novas tecnologias auxiliou o desenvolvimento de inúmeros jogos durante o período de transição de século. Saindo dos já bem estabelecidos jogos cartuchos, os novos videogames, agora com maior capacidade de processamento e armazenamento de mídia através de CD’s, possibilitaram diversas empresas a entrarem neste mercado.
Deixando um pouco de lado a Nintendo e a Sega (Vamos falar delas mais tarde), duas grandes empresas surgem com propostas de inovação. Não é novidade e muitos devem reconhecer os consoles destas duas multinacionais, a Sony e a Microsoft, que lançaram em 1995 e 2001, o PlayStation e o Xbox respectivamente, estes dois consoles revolucionários para a época e que competem até hoje (em suas novas gerações), um mercado de jogos nunca antes visto.
Competição
A começar pela Sony, que é uma empresa multinacional japonesa, sendo hoje o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Em 1995 lançou o PlayStation, ou como é conhecido o PSOne. A primeira versão do console tinha design diferenciado em relação aos concorrentes e seus jogos rodavam por meio de CDs, que eram novidade, Além de possuir maior capacidade de armazenamento de dados em comparação aos cartuchos utilizados pelos outros consoles, permitindo assim processamento em 3D e som melhorado.
Alguns anos depois, mais precisamente em 2001, era lançado no mercado o primeiro Xbox. A plataforma teve sua origem em uma empresa de tecnologia chamada de DirectX, que pertencia a Microsoft. O equipamento tinha maior capacidade de processamento, e seu objetivo era competir no mercado de games com a Sony, disputando de frente com o Playstation 2, lançado em 2000.
A partir daí criou-se uma competição de anos em qual empresa conseguiria construir o hardware mais potente e principalmente de evolução entre as empresas de jogos que conseguissem desenvolver o software mais popular com o público.
Marcou a primeira a geração
Jogos populares que marcaram estas gerações variavam entre jogos de plataforma 3D como Crash Bandicoot, da Naughty Dog, gêneros de ação, como Tomb Raider, da Core Design e de stealth (jogos de furtividade) como Metal Gear Solid, o primeiro da Série produzida pela renomada Konami, fizeram história para a Playstation. Por outro lado o Xbox continha também seus títulos de peso Halo: Combat Evolved, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3.
Estas produções até hoje estimulam conteúdos para seus fãs e são resgatadas através de remakes ou novos lançamentos. Como podemos ver no mais recente Crash Bandicoot.
Foto: Diggin in the carts – Divulgação
Texto: Clinsman Brito
Clinsman Brito
Jornalista, apaixonado por tecnologia, games, podcasts e tudo sobre o universo geek.
Tem experiência na produção de programas de rádio e diversos eventos culturais.
Me encontre nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Veja também: Jogos Eletrônicos: Uma odisseia pela história dos jogos – Parte 1