‘Invocação do mal 3: A ordem do demônio’ Vale a pena assistir?
A saga de Invocação do mal conquistou fãs pelo mundo desde o lançamento do primeiro filme, o qual teve bilheteria de 319,5 milhões, enquanto que o segundo filme arrecadou 321,3 milhões, ambos com direção de James Wan. Porém, a continuação de 2021 conta com a direção de Michael Chaves (que havia dirigido A Maldição da Chorona) e tem uma pegada um pouco diferente dos filmes anteriores.
Invocação do Mal 3: A ordem do demônio estava inicialmente prevista para 2020, no entanto, por conta da pandemia da covid-19, foi adiada para 3 de junho de 2021, e apenas em poucos dias conseguiu arrecadar 8,6 milhões em solo brasileiro o que acabou por se tornar a melhor estreia desde a abertura dos cinemas no Brasil. Mas será que é realmente bom?
A HISTÓRIA
Condenado por um assassinato, Arne (com Ruairi O’Connor no papel), tem que provar no tribunal que não matou por vontade própria, e sim por causa de uma possessão demoníaca. A partir disso, o casal Warren (vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga) partem em uma investigação para descobrir o que aconteceu, pois o fato instigante foi: após Arne cometer o assassinato, o demônio sumiu de seu corpo.
Nos filmes anteriores estávamos acostumados com o terror puro, com jumpscares perfeitamente colocados e cenas que o espectador sente a imersão na cena, mas nesse filme a história tem uma pegada mais investigativa com elementos de terror. Particularmente, pelo fato do filme ter muita edição e efeitos como câmera lenta (só lembrei do Zack Snyder), acaba quebrando a imersão e se tornando previsível onde vai ter ou não sustos, creio que seja característica do novo diretor.
O filme não entrega o terror de “pavor” ou aflição, mas tem uma coisa que ele acerta muito bem, o roteiro. Ele é um dos filmes que entra na categoria “não dá medo, mas a história é muito boa”. A escolha da ordem de cenas entrega muito bem o enredo e permite o entendimento por parte do público, talvez algumas pessoas fiquem incomodadas por darem atenção ao “amor entre as pessoas” para enfrentar demônios, mas não deixa de ser instigante. E aos amantes de terror, saibam que esse filme faz referências aos grandes clássicos.
O filme Invocação do mal 3: A ordem do demônio já se encontra nos cinemas, e quem não quer se arriscar se aglomerando com outras pessoas nesse período de pandemia, ele já se encontra no catálogo da HBO Max desde o dia 29 de junho no Brasil.
Cath Senna
“Apenas uma jornalista que ama cinema.
Fã de Naruto e avatar, e dorameira nas horas vagas”
Link do canal do YouTube: Cath Senna