FVS-RCP e Fiocruz Amazônia assinam acordo de cooperação
Mais sete pesquisas científicas de Vigilância em Saúde do Amazonas serão desenvolvidas no estado. O desenvolvimento dos novos projetos é fruto de parceria pactuada com assinatura de termos de cooperação técnica, entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).
A assinatura ocorreu na sede da Fiocruz Amazônia, na zona centro-sul de Manaus. Participaram do ato, pesquisadores das duas instituições. Cada uma das pesquisas possui dupla coordenação, uma da FVS-RCP e outra da Fiocruz Amazônia. Com a parceria interinstitucional, o objetivo é que haja o fortalecimento da pesquisa científica em Vigilância em Saúde no Amazonas por meio de ações colaborativas na ciência.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a pactuação dos estudos científicos fortalece a missão da Fundação. “As pesquisas possuem temáticas que destacam a vigilância e o controle de doenças. Trata-se de momento inédito mediante ações integradas das vigilâncias para atender o compromisso pela melhoria da qualidade de vida da população”, destaca.
A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, destaca que o ato de assinatura ocorreu de forma inédita. “É a formalização do fortalecimento da Vigilância no Estado do Amazonas. Esse trabalho já vinha sendo realizado, mas, com a assinatura desses sete acordos de cooperação, formaliza-se essa parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde”, disse.
Ronildo Baiatone é subgerente de entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP e é coordenador de duas pesquisas científicas que fazem parte do acordo de cooperação técnica. “Essa parceria é um ganho para as duas instituições e para o Estado do Amazonas, levando em consideração que, enquanto Vigilância em Saúde do Amazonas devemos antecipar eventos de saúde pública”, disse.
Coordenador de pesquisa, pela Fiocruz Amazônia, também contemplada no acordo, o virologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, destaca que a parceria fortalece a melhoria das ações de controle de doenças. “Essa capilaridade da FVS, com profissionais que conhecem bem o interior do Estado, nos fornece as condições de fazer o projeto de uma melhor maneira”, enfatiza.
O evento de assinatura contou com a presença de representantes da SES-AM, Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta e Organização da Sociedade Civil.