calendar_today dezembro 28, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Live, direto do Centro Cultural Palácio da Justiça, com link para participação do grande público e entrevista comandada por ninguém menos que a jornalista Baby Rizzato. Será assim o evento de lançamento das biografias de dois dos principais símbolos da cultura e da música amazonense nas últimas décadas: Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa.

Eles são temas das biografias “A Voz da Floresta” e “Eu Quero é Tic, Tic, Tac”, que seriam lançados num evento presencial, mas com a determinação do novo decreto governamental, o lançamento dos livros será em formato de live, na próxima segunda-feira (28), às 16h, pela rede social YouTube, canal de Márcia Siqueira.

 

Biografias de Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa serão lançadas em live

Como se não bastasse, quem está com saudades de Baby Rizzato? Pois será ela quem vai comandar as entrevistas com os autores dos livros e mais os próprios artistas.

Na live de lançamento, tanto Márcia Siqueira, quanto Zezinho Corrêa também vão cantar músicas.

O livro-reportagem “Márcia Siqueira, A Voz da Floresta”, de autoria da jornalista Betsy Bell e coautoria do jornalista Fabrício Nunes, é uma biografia autorizada.

Ricamente ilustrado, apresenta um relato completo e inédito, da vida e da carreira de Márcia, desde seus primeiros minutos de vida até se tornar a primeira mulher Levantadora Oficial de Toadas do Festival Folclórico de Parintins.

Entre os destaques de “A Voz da Floresta” estão revelações sobre a trajetória pessoal da cantora, como a sua inusitada formação musical, o primeiro show, a carreira que começou aos 4 anos de idade, a agitada adolescência, uma fuga, um alter ego e também o retorno a Manaus, quando desponta para se tornar um dos principais fenômenos musicais do Amazonas.

 

Biografias de Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa serão lançadas em live

 

“Conhecemos a excepcional Márcia cantora, a artista que domina os palcos como poucos e que é referência musical no Estado. Mas, neste trabalho de pesquisa e de horas de entrevistas, fomos buscar a mulher, a mãe, a guerreira que, desde sempre, quis cantar e não mediu esforços, praticamente sozinha no mundo, para atingir seu sonho”, ressalta Betsy.

 

Apoio cultural

 

O livro foi selecionado pelo Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e também traz muitas revelações sobre a trajetória pessoal de Márcia, como a sua inusitada formação musical em um lar evangélico, a carreira de sucesso que começou aos quatro anos de idade, a agitada adolescência e juventude e o período em que viveu em outros estados, até o retorno à cidade, quando desponta para se tornar um dos principais fenômenos musicais do Amazonas. O livro-reportagem também tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Magistral Bebidas.

“Conhecemos a excepcional Márcia cantora, a artista que domina os palcos como poucos e que é referência musical no Estado, mas neste trabalho de pesquisa e de horas de entrevistas, fomos buscar a mulher, a mãe, a guerreira que desde sempre queria cantar e não mediu esforços, praticamente sozinha no mundo, para atingir seu sonho”, ressalta a autora, Betsy.

 

Projetos

 

Com prefácio do artista plástico Rui Machado, “Márcia Siqueira, a Voz da Floresta” é a estreia literária da jornalista Betsy Bell, que já prevê uma segunda edição da obra, e também a produção e lançamento de uma série de outros projetos próprios para os próximos meses.

“Além de ser uma artista com múltiplos talentos, a história da Márcia continuará e seguirá sendo feita por muitos anos. Assim como há outras histórias de Manaus e do Amazonas, do passado, do presente e do futuro, as quais me dediquei e estou pesquisando nos últimos meses, que espero levar ao público em breve”, acrescentou Bell, que também é empresária da área de comunicação e graduanda do curso de História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Veja também: Santaella e Beatriz Procópio lançam clipe nesta segunda-feira

 

Para os fãs da jornalista, o livro é a oportunidade de matar as saudades de seus textos únicos, e para os fãs da cantora é a oportunidade ter acesso a informações “técnicas” de seu trabalho, como a discografia, e também sobre a pessoa fora dos palcos.

O livro-reportagem “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta” foi o resultado das pesquisas já feitas pelo jornalista Fabrício Nunes sobre a área musical e, especificamente, sobre Márcia Siqueira, mais o fascínio da jornalista Betsy Bell sobre essa trajetória da cantora.

“Trata-se uma parceria planejada há muitos anos. Então, Betsy e eu resolvemos colocar em prática com Márcia, que tem uma história rica pessoal e também para a música do Amazonas”, diz Fabrício Nunes.

 

Zezinho Corrêa

 

Do Município de Carauari (a 788Km de Manaus, em linha reta) para os palcos do mundo. A trajetória de Zezinho Corrêa é o tema de “Eu Quero é Tic, Tic, Tac”, escrito pelo jornalista e produtor cultural Fabrício Nunes e é resultado de pesquisas e entrevistas realizadas pelo autor desde 2017, para seu trabalho de conclusão do curso universitário em Comunicação Social.

Agora, o material atualizado e ampliado, ganha a primeira edição impressa e, além do artista e profissional, Fabrício apresenta o lado pessoal e pouco conhecido de Zezinho, pelo menos, para a maioria dos fãs e para aqueles que vivenciaram, ou não, o furacão “Carrapicho” na década de 1990. O livro é um importante relato e registro deste período.

“Foram horas de entrevistas em que abordamos temas como família, religião, o sonho de ser cantor e o impacto em sua vida ao atingir o estrelato”, explica Nunes.

Os livros foram selecionados pelo Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e contam com apoio do Governo do Amazonas e Magistral Bebidas.

 

Serviço:

O QUÊ: Live de lançamento dos livros “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta” e “Zezinho Corrêa – Eu Quero é Tic, Tic, Tac”

QUANDO: 28 de dezembro

HORÀRIO: às 16h

ONDE: rede social YouTube de Márcia Siqueira

 

Fotos: Divulgação