‘Barco Hospital’ leva atendimento médico e odontológico a ribeirinhos
Conheça o projeto ‘Barco Solidariedade’, fruto de uma coalização entre a Instituição Visão Mundial, igrejas e organizações de apoio e proteção das populações ribeirinhas no estado do Amazonas. A ação objetiva um atendimento holístico e integral das comunidades amazônicas e para isso considera os aspectos sociais, econômicos, ambientais e espirituais.
A inciativa é desenvolvida por meio de expedições do barco hospital até regiões isoladas, levando às comunidades atendimento médico e odontológico, informações e atividades lúdicas.
O projeto busca amenizar o cenário de quase total isolamento e ausência de serviços nas regiões mais remotas do Estado e com isso escancara a urgência de políticas públicas voltadas para as populações ribeirinhas e suas demandas. A partir da constatação de que o acesso a serviços pelos ribeirinhos é limitado, sobretudo por barreiras geográficas, tendo em vista as dimensões continentais no Amazonas, o ‘Barco Solidário’ surge como uma feliz e necessária “alternativa” que merece apoio e reconhecimento.
Ribeirinhos
As comunidades ribeirinhas carecem de recursos básicos, como saneamento e eletricidade, e dependem das áreas urbanas para aquisição de bens de consumo e assistência. Ademais, o deslocamento até os “centros” é por via fluvial, realizado com pequenas embarcações, em viagens que podem durar de alguns minutos a dias de navegação.
Tendo como base esse vasto cenário amazônico, há mais de quinze anos o ‘Barco Solidariedade’ vem trabalhando em parceria com a Igreja Presbiteriana de Manaus, levando atendimento médico, odontológico e realizando, também, um trabalho de prevenção nas comunidades ribeirinhas.
Visão Mundial e o Projeto Amazon Vida
Segundo informações do site da organização, desde 2009, mais de 80 comunidades já foram atendidas pelo programa Amazon Vida, com cerca de 6 mil atendimentos por ano no barco hospital. Apenas entre crianças e adolescentes, são 1.200 diretamente beneficiadas com o projeto todo ano.
Ainda de acordo com o site, as ações contemplam um olhar atento voltado para a educação e o desenvolvimento social, protegendo com maior foco as crianças e adolescentes. Além disso, a iniciativa elabora um diagnóstico social nas comunidades e realiza palestras educativas, abordando temas de cuidados com a higiene e sobre identificação, denúncia e prevenção da violência doméstica e da exploração sexual de crianças. Também são desenvolvidas atividades de saúde, educação, esporte, fortalecimento espiritual, desenvolvimento sustentável e monitoramento de políticas públicas.
Para saber mais sobre o projeto e como doar para a causa, acesse: http://doe.vc/amazonvida
Veja também: Portal Maloca – Povos indígenas declaram Emergência Climática na Amazônia
Foto: Mara Hermes/Divulgação