Após dois anos, Festival de Parintins volta a ser realizado no Amazonas
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a realização do 55º Festival Folclórico de Parintins nos dias 24, 25 e 26 de junho deste ano, mantendo a tradição do último fim de semana do mês.
O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (11), no palco do Teatro Amazonas, em uma cerimônia com os bois Caprichoso e Garantido para oficialização do patrocínio da Coca-Cola Brasil destinado aos bumbás em 2022.
“Vamos retomar a realização do festival com toda a segurança, entendendo que estamos cada vez mais avançando na vacinação contra a Covid-19. O Festival de Parintins é muito mais que uma festa, diversão, ele representa geração e emprego e renda e movimenta a atividade econômica, o turismo, trazendo um retorno muito significativo para o estado do Amazonas”, ressalta Wilson Lima.
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o apoio ao festival é uma forma de reerguer a economia do município após dois anos sem a realização do evento.
“O Festival Folclórico movimenta a economia da cidade. Com os investimentos injetados nesse período, com o aquecimento do turismo e da prestação de serviços, a renda da cidade triplica. Após esses dois anos, queremos também fortalecer a valorização de toda a cadeia produtiva envolvida no festival, que nós sabemos que é tão importante para o estado”, comenta o titular da pasta.
Conforme o diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, a empresa reafirma seu compromisso com a cultura amazonense. Ele explica que o apoio ao Festival Folclórico de Parintins já ultrapassa duas décadas e, nos dois últimos anos, mesmo sem a realização da festa, os artistas e trabalhadores da cultura tiveram o suporte e o apoio da Coca-Cola e do Governo para reduzir os impactos negativos da pandemia. Neste ano, o patrocínio da empresa para o festival será de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,250 milhão para cada agremiação.
“Com o retorno do Festival, acreditamos que os investimentos vão, mais uma vez, gerar emprego para trabalhadores envolvidos no evento, que é o principal propulsor econômico da cidade de Parintins, e fazer essa festa e o Amazonas serem ainda mais conhecidos. Além disso, este é um ano especial, pois festejamos o retorno do Festival e os 80 anos da presença da Coca-Cola Brasil no país”, destaca o diretor da Coca-Cola Brasil.
Novidades
Na ocasião também foram anunciadas novidades como o lançamento de um aplicativo com informações úteis sobre Parintins e o festival, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Com geolocalização, o aplicativo vai permitir aos usuários ter informações, na palma da mão, sobre hotéis, restaurantes, equipamentos culturais e turísticos, serviços de saúde (farmácias, hospitais), além de informações sobre a cidade e o festival.
Calendário
O governo também anunciou um calendário de atividades que antecedem o Festival.
No dia 24 de março será o lançamento do Festival na Arena do Bumbódromo, em Parintins; nos dias 25 e 26 de março, está programada a realização do Carnaboi, em Manaus, abrindo a temporada que continua com os ensaios dos bumbás, a partir do dia 2 de abril.
Coca-Cola Brasil e o Amazonas
A Coca-Cola Brasil atua há mais de 30 anos no Amazonas com a Recofarma, fábrica de concentrados em Manaus, a maior exportadora do polo de concentrados, e com a fabricante local, a Solar.
A Coca-Cola Brasil trabalha com o desenvolvimento econômico e socioambiental, além de atuar na valorização do Amazonas e no incentivo à cultura com o apoio ao Festival Folclórico de Parintins. A contribuição da companhia ao estado envolve geração de empregos, investimento em capacidade de produção, projetos de compra de matérias-primas locais, capacitação da agricultura familiar e proteção de bacias hidrográficas.
A empresa é mantenedora, desde 2009, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do Programa Bolsa Floresta, que beneficia 40 mil pessoas e foi responsável pela redução em 43% do desmatamento das áreas mapeadas, além de outros projetos socioambientais. Com isso, nos últimos anos, a Coca-Cola Brasil fortaleceu as cooperativas e associações no interior do Amazonas, contribuindo para melhorar a logística, a segurança do trabalho e incentivando boas práticas de manejo sustentável com o projeto Olhos da Floresta. O resultado é que 100% do guaraná comprado pela companhia é proveniente do Amazonas.
Leia mais no BNC Amazonas
Foto: Divulgação