calendar_today novembro 3, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), esteve na Rússia para saber detalhes sobre a prisão do brasileiro Robson Oliveira. Desde fevereiro de 2018, ele está detido por levar em sua mala duas caixas de medicamentos proibidos no país.

Segundo Nelsinho, qualquer ação diplomática só poderá ser tomada após o julgamento e a sentença. De acordo com a defesa de Robson Oliveira, os remédios seriam entregues ao sogro do jogador Fernando , que atuava no Spartak Moscou e do qual Robson era empregado.

Nelsinho Trad deve apresentar nos próximos dias um projeto que prevê um mecanismo de fiscalização e alerta sobre substâncias proibidas no país de destino, a ser divulgado para brasileiros antes do embarque internacional.

 

Bolsonaro

 

Também em suas redes sociais, Bolsonaro disse que tentaria diplomaticamente o retorno do motorista ao Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também atua no caso. Na  publicação o presidente prometeu ajuda.

“Hoje serei orientado pelo Ministro Ernesto Araújo para um possível contato com Presidente Vladimir Putin. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil”, disse Bolsonaro, que afirmou ter tomado conhecimento do caso por meio do volante Felipe Melo, do Palmeiras

 

Campanha na internet

 

Nas última semanas, o caso voltou a chamar a atenção em uma campanha pela internet que pede justiça a Robson. A situação gerou mensagens de diversos jogadores, entre elas a do atacante do Everton (ING) e da seleção brasileira Richarlison.

Ainda na semana passada, Fernando também se manifestou sobre o caso em longo post, no qual pedia ajuda ao governo brasileiro. O jogador se defendeu e falou que seu lado da história foi distorcido.

“É mentira quando dizem que eu não estou fazendo nada para ajudar o Robson. Desde o começo do processo, eu arco com os custos do advogado dele na Rússia e ainda pago para que o advogado brasileiro possa viajar ao país, mesmo não podendo exercer sua função na esfera internacional. Além disso, mandamos dinheiro para o Robson na prisão para que ele compre itens necessários no seu dia a dia”, escreveu.

Robson responderá por tentativa de tráfico e contrabando, com pena mínima de 15 anos. A máxima é prisão perpétua.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Coari volta ao futebol e cidade terá um estádio moderno

 

Veja mais: UOL