Ansu Fati, atacante do Barça, foi alvo de comparações racistas
Ansu Fati, atacante do Barcelona de 17 anos, foi alvo de comparações racistas do jornal ABC, da Espanha. Em crônica após o jogo do time catalão contra o Ferencváros, o texto publicado pelo jornalista Salvador Sostres compara a velocidade do jovem jogador a de vendedores ambulantes negros fugindo da polícia.
O caso veio à tona após Antoine Griezmann, companheiro de clube de Fati, sair em defesa do jogador nas redes sociais. Na publicação, o francês destaca a parte do jornal que faz as menções de cunho racista e diz:
“Ansu é um garoto excepcional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à falta de educação”
Arrancadas do jogador comparadas com de ambulantes negros que correm da polícia
O autor do texto do jornal espanhol descreve cena na Paseo de Gracia, uma das avenidas mais movimentadas de Barcelona. Em um parágrafo, o jornalista compara as arrancadas do jogador de futebol com a situação em que vendedores ambulantes, enfatizando que estes são negros, têm que correr para fugir da guarda local da cidade por conta do trabalho informal. Confira o trecho:
“Ansu correndo tem algo de gazela, de mantero (vendedor ambulante) jovem e negro que, de repente, seria visto correndo no Paseo de Gracia quando alguém grita: “Água, água!”, anunciando que a Guarda Urbana teria chegado” – descreve o artigo.
” Estampas selvagens no coração da cidade. Agora isso não acontece, porque para Ada Colau (prefeita de Barcelona), os delinquentes são os policiais e não os ambulantes, que já não têm que sair correndo mais. Também é certo que sem turistas, o negócio enfraquece bastante” – publicou Sostres.
O Barcelona, Ansu Fati e envolvidos no caso ainda não se pronunciaram.
Veja também: Portal Maloca – Mesmo com gol meteórico de Vini Jr, Shakhtar surpreende e vence o Real
Fonte: ge
Foto: Albert Gea/Reuters