calendar_today julho 2, 2024 person Portal Maloca mode_comment 0

Pedro Nunes, atleta especializado em lançamento de dardo, assegurou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024. O amazonense, integrante do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e beneficiário do Bolsa Esporte Estadual do Governo do Amazonas, conquistou sua vaga através do ranking internacional da modalidade.

“O Amazonas está muito orgulhoso pela convocação do Pedro para as Olimpíadas. Essa vaga é o resultado de anos de dedicação de um atleta talentoso e comprometido. O Pedro é a prova de que nosso trabalho de incentivo ao esporte no Amazonas, com os programas Bolsa Esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas de Paris, está dando frutos. Continuaremos trabalhando para que mais atletas como ele surjam e brilhem dentro e fora do país”, afirmou o governador Wilson Lima.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, ressaltou a importância da conquista para o estado.

“A classificação do Pedro para as Olimpíadas é motivo de orgulho. Essa conquista reacende a chama do estado no cenário esportivo internacional. Quando unimos o empenho de um atleta de alto rendimento com o compromisso do governador Wilson Lima, garantimos políticas públicas eficazes para alcançar resultados como esse”, disse o secretário.

Pedro Nunes, de 25 anos, atualmente ocupa a 13ª posição no ranking da World Athletics, que inclui 32 vagas para os Jogos Olímpicos.

Ele é o primeiro representante do estado a conseguir essa vaga desde Sandro Viana, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

“A tão sonhada vaga olímpica chegou após 10 anos de preparação. Sabemos que não foi fácil, mas essa vaga é nossa, é do Amazonas e de todos os nossos representantes. Tenho certeza de que todos os atletas que fazem parte dos nossos programas estão felizes”, declarou Pedro Nunes.

A conquista histórica de Pedro Nunes resulta de seu desempenho impressionante em grandes competições.

Entre elas, o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo, onde alcançou a marca de 80,26 metros no lançamento de dardo, conquistando a medalha de ouro e garantindo sua vaga no Campeonato Mundial de Atletismo 2023, em Budapeste.

Além disso, Pedro quebrou o recorde brasileiro de lançamento de dardo no GP Loterias Caixa de Atletismo, em maio de 2023, em São Paulo, com um lançamento de 83,89 metros. Agora, seu próximo compromisso é em Paris, nos Jogos Olímpicos que começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto.

 

Foto: Julcemar Alves/Sedel e Wagner do Carmo/CBAt