Amazonas em destaque na World Travel Market Londres
Os atrativos naturais, culturais e gastronômicos do Amazonas conquistaram espaço na World Travel Market (WTM) Londres, uma das principais feiras de turismo internacional, realizada de 5 a 7 de novembro, no Reino Unido.
O evento contou com a participação do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
A feira reuniu expositores e representantes do setor turístico de diversos países, sendo uma oportunidade para promover o destino Amazonas para o público europeu.
Promoção turística na WTM Londres
Durante os três dias de evento, a Amazonastur apresentou os principais roteiros turísticos do estado para operadores britânicos, agentes de viagem, influenciadores e outros representantes do setor. No estande, os visitantes tiveram acesso a mapas turísticos de Manaus e amostras de artesanato regional, atraindo cerca de 40 atendimentos business-to-business (B2B).
Para o agente de viagem Massimiliano Filippi, a feira é uma grande oportunidade de estreitar laços com o Amazonas. “A WTM é uma das feiras mais importantes do mundo e, justamente, por isso é importante a Amazônia estar presente aqui”, afirmou.
Sorteio especial para operadores europeus
Em uma apresentação conjunta com a Embratur, a TAP Air Portugal e o trade local, a Amazonastur organizou um sorteio especial para os operadores europeus, promovendo os principais produtos turísticos da região. A vencedora, Victoria Harford, expressou sua empolgação em conhecer o Amazonas: “Estou animada por ter vencido e ir para o Amazonas. Nunca fui à Amazônia Brasileira, só fui ao Rio, então, estou bem empolgada para ver os animais”.
Retomada do voo Manaus-Lisboa impulsiona turismo
A participação do Amazonas na WTM Londres também marcou o fortalecimento da conexão aérea entre Manaus e Lisboa, operada pela TAP Air Portugal. A retomada do voo é vista como um importante atrativo para o aumento do turismo internacional.
De acordo com Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, a presença do estado na feira foi um sucesso: “A Amazonastur sai com um balanço positivo, sabendo o quão importante é estarmos no mercado europeu, principalmente com a retomada do voo da TAP”.
O coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade, destacou o potencial do Amazonas para turistas britânicos. “O retorno do voo Manaus-Lisboa é uma excelente maneira dos britânicos chegarem ao portal de entrada para visitar a Amazônia Brasileira.
O público britânico busca aventura, natureza e cultura, e isso o estado do Amazonas tem muito a oferecer”, declarou Andrade.
A expectativa é que o retorno da rota aumente em 15% o fluxo de turistas internacionais para o estado, fortalecendo ainda mais o turismo amazônico.
Fotos: Rafaela Gonzalez/Amazonastur