calendar_today agosto 30, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Aos 11 anos de idade, Henrique Figueira, aluno da rede municipal de ensino, vai fazer a primeira exposição artística individual neste domingo, (30). 

Diagnosticado com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ele encontrou nos desenhos uma maneira de expressar. Desse modo, desde os 7 anos, retrata a própria vida.

A atividade, que primeiramente tinha como objetivo ajudar o menino a ficar mais calmo, virou arte e ganhou o mundo. O estudante da Prefeitura de Manaus já teve obras expostas na Europa.

Com o título “Criando e Brincando com as cores”, o evento será aberto ao público e realizado na hípica Nissin Pazuello, na rua Fortaleza, bairro Adrianópolis, na zona Centro-sul, das 9h às 13h deste domingo.

Leia também: Professora de Manaus é finalista em premiação nacional

Rotina do artista

Por causa do autismo, Henrique desenvolveu um quadro de insônia crônica e já chegou a ficar 24 horas sem dormir. Com muita energia para gastar, é na arte da pintura que ele se encontra.

Aluno do 3º ano do ensino fundamental, da escola municipal Maria Rufina, bairro Alvorada 1, zona Oeste, o pequeno artista passa mais de 12 horas criando e, no ano passado, iniciou o processo de pintura em tela com pincéis de pelo. Assim sendo, ele possui um acervo com mais de mil desenhos.

Exposições

Henrique também faz parte de outro projeto fora do Brasil, a exposição “Dias de Reclusão: antologia literária”, juntamente com outros 101 autores de 14 países, sendo ele o único autista.

Trata-se de um catálogo internacional, que virou e-book, será comercializado e tudo o que for arrecadado com as vendas será doado para instituições de caridade.

Inclusão

A rede municipal de ensino desenvolve um trabalho focado na inclusão, respeito e autonomia dos mais de cinco mil alunos matriculados na educação especial.

Nesse sentido, o esforço dos educadores tem sido fundamental e mostra o compromisso de todos na construção de uma educação humana e transformadora.