“A Arte Agradece a Vida” homenageia profissionais de saúde
Com o título “A Arte Agradece a Vida”, serão realizadas ações no Teatro Amazonas para agradecer aos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus.
A iniciativa é um parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde homenageará os profissionais da saúde em agosto.
Entre as atividades estarão o acesso a concertos, entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também ganhará iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.
“Quero deixar aqui o reconhecimento do Governo do Estado a todos os profissionais que trabalharam de forma tão valorosa durante os momentos mais difíceis de pandemia no estado do Amazonas e que ainda estão na luta. Essa é uma justa homenagem que foi pensada com muito cuidado e carinho como uma forma de agradecimento”, afirmou o governador Wilson Lima.
Volta das apresentações
Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, nesta quarta-feira (05), Dia Nacional da Saúde, a pasta retomará as apresentações dos Corpos Artísticos.
Uma série de oito lives serão transmitidas no Instagram do Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas.
Ele explica que cada concerto terá, na plateia, um número reduzido de representantes dos profissionais da saúde.
A atividade seguirá os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos sanitários para evitar qualquer tipo de aglomeração.
“Nesta quarta-feira, acontecerá a abertura e as apresentações seguem até o dia 31. No mês de agosto, os profissionais da saúde, com direito a acompanhante, também terão gratuidade nas visitas turísticas do Teatro Amazonas”, afirma o titular da pasta.
Ajustes e avaliações
Muniz esclarece que, durante a programação, serão avaliados os possíveis ajustes em procedimentos necessários para receber o público nesta nova fase.
“Desde o início da flexibilização, estamos voltando com as nossas atividades de forma gradual, como foi nas visitas turísticas”, disse o secretário.
“Pois apesar de todo protocolo definido, é necessário entender o comportamento do público na prática”, comenta Muniz.
“No palco, o número de músicos também será reduzido, com distanciamento entre os integrantes”.
Reconhecimento
O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, ressalta a importância de reconhecer os esforços de homens e mulheres que atuaram incansavelmente na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Ele também destaca que a homenagem marca uma nova etapa na luta contra a covid-19 no Amazonas.
“Assim como ocorreu quando fechamos uma UTI de 40 leitos no Hospital 28 de Agosto e encerramos as atividades do Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins, a reabertura do Teatro Amazonas com uma homenagem aos nossos Heróis da Saúde”, destacou.
“Marca uma nova fase para o Estado nessa luta que temos enfrentado com a pandemia. Aos poucos, estamos retomando as atividades locais”, disse.
Concertos
A abertura do projeto “A Arte Agradece a Vida” contará com a apresentação da Amazonas Filarmônica, a partir das 20h.
Serão interpretados trechos do “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven.
Uma versão da música “Porto de Lenha”, de Torrinho e Aldisio Filgueiras; com arranjo do maestro Otávio Simões estará no roteiro.
No dia 08, será a vez da Orquestra de Violões do Amazonas apresentar “Ovam 20 anos”, com retrospectiva da trajetória do grupo no repertório.
No dia 13, a Amazonas Filarmônica trará o espetáculo “Mendelssohn & Gounod”, da Série de Câmara 2020.
A Orquestra de Câmara do Amazonas exibirá, no dia 15, “Concertos Grossos de Georg Friedrich Händel”.
E no dia 20, a Amazonas Filarmônica trará “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven.
Já o Corpo de Dança do Amazonas subirá ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, com direção de Mário Nascimento.
No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros.
E dia 31, a Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo de 20 anos do grupo.
Fotos: Michael Dantas/Secom