‘Amazonas Cultura de Valor’ oferece quatro projetos de arte
O “Amazonas Cultura de Valor”, programa do Governo do Estado, realiza ações junto à população de Manaus, entre elas os projetos:
- O Artista Visita
- Domingo Autoral
- Bora pro Parque
- Festival de Cultura Urbana
Todas as atividades seguem as limitações do período de pandemia.
Solidariedade na arte
Projeto realizado com os Corpos Artísticos do Estado, “O Artista Visita” consiste em apresentações de espetáculos e roda de conversa em hospitais e instituições assistenciais.
Busca dar visibilidade aos espaços que precisam do apoio da sociedade, além de proporcionar ao artista ações voltadas para o contexto social.
Criando público
O “Domingo Autoral” acontece no Teatro da Instalação e tem a proposta de formar plateias.
Com isso os artistas locais poderão divulgar o repertório autoral.
Os artistas Celdo Braga e Nícolas Júnior idealizaram o projeto.
A Secretaria de Cultura abraçou ideia e oferece ao público um contato com o que é produzido no estado em termos autorais.
Veja também: Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário, escalações e arbitragem
Unindo a comunidade
O projeto “Bora pro parque!” visa envolver as comunidades vizinhas dos parques Jefferson Péres e Rio Negro nas atividades realizadas nesses espaços.
As ações acontecerão uma vez por semana e a programação inclui:
- resgate de brincadeiras infantis
- feira de artesanato
- apresentações musicais
- artistas circenses.
Já o Festival Cultura Urbana contará com pocket shows, intervenções de grafite, e batalhas de Break, MCs e All Style, em todas as zonas de Manaus.
O festival foi construído com a participação do movimento hip hop.
E vai promover o intercâmbio entre os artistas da cultura de rua e a população em geral.
Interior
A “Expedição Cultural”, iniciativa do Governo do Amazonas, atendeu 263 pessoas, entre jovens e idosos. Através de oficinas artísticas em Tabatinga, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, em outubro.
A ação faz parte do programa “Amazonas Cultura de Valor”, que tem objetivo de potencializar a cultura e promover o alinhamento do Estado à política nacional para o setor.
Com patrocínio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), a programação do “Expedição Cultural incluiu oficinas de dança, grafite. Além de elaboração de projetos culturais, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). E também uma palestra sobre a Lei Aldir Blanc, além de apresentações de dança e sessões de cinema.
Foto: Secom