Educação em tempos de pandemia: ‘Momento de construção’, diz professor
Ser professor no país que tem um dos piores índices de educação já era um desafio. Ser professor em tempos de pandemia e em meio ao cenário do ‘novo normal’ tornou-se um aprendizado, um processo de construção, segundo educadores consultados pelo Portal Maloca.
Aulas on-line, chamadas de vídeo para tirar dúvidas dos estudantes, pensar em soluções para os alunos com poucos recursos e sem acesso à internet. Como ensinar à o abcdário ou os primeiros números? Como garantir o aprendizado diante desse novo cenário? Questões como essas ainda estão, aos poucos, sendo respondidas, no dia a dia.
Este ano, os professores, aqueles que sempre foram mestres em matéria de conhecimento, precisaram, antes de mais nada, aprender e mostrar ao mundo uma lição: a educação tem que continuar, se reinventar, quantas vezes forem necessárias.
Segundo a professora Daniele Lapa, a pandemia trouxe novos cenários. Muita coisa mudou. Dar aulas pela internet é desafiador, manter a atenção e garantir o aprendizado de todos, não tem sido fácil.
“Todos os nossos planos foram desfeitos. Fui levar atividade de porta em porta, aos alunos que não tinham TV ou internet. Esse é um cenário diferente. É algo que vai além. De repente, tudo virou do avesso. Estamos inovando através de atividades, vídeos explicativos. Criei uma maneira de fazer isso que foram vídeos chamadas individuais para acompanhar leitura remotamente, tabuada, conversar para saber como estão os alunos, até porque não é só lecionar, tem toda uma questão afetiva entre o professor e a criança”, disse.
Papo Reto
Com o projeto ‘Aula em Casa‘, uma parceria da Seduc e da Semed, os alunos da rede pública de ensino assistem às aulas sem sair de casa. Já são quase 7 meses assim, com a educação saindo do modo presencial para o on-line. Com a mudança, cabe refletir sobre o novo cenário e entender esse novo momento.
Não é a mesma coisa, e por isso, foi criado o Papo Reto, um programa de Tv transmitido também pelo youtube. Trata-se de uma extensão do ‘Aula em Casa’.
O Papo Reto é uma série de encontros com professores, assessores da Semed e da Seduc, criado logo no início da pandemia para envolver pais e professores, refletindo e apresentando soluções sobre esse novo normal.
Segundo o professor José Nepomuceno, a didática diferenciada ajuda a tornar as aulas e o cotidiano mais leve.
“Apesar da distância, mostra que estamos próximos, conectados. Semanalmente convidamos pedagogos, professores e outros profissionais da educação para um ciclo de conversas. Os pais assistem e participam também. A ideia é refletir sobre o novo momento de isolamento social, como usar os recursos tecnológicos, por exemplo. É importante para que todos entendam que o momento atual ainda está em fase de construção, aprendemos juntos”, explicou.