calendar_today outubro 12, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

A cidade de Los Angeles vibra. Tudo porque a longa espera de uma das torcidas mais apaixonadas da NBA acabou. Dez anos depois de um título conquistado quando Kobe Bryant ainda usava o uniforme amarelo no auge de seu talento, o Los Angeles Lakers finalmente volta a ser campeão da NBA. O ano de domínio em meio ao luto pela morte de Kobe desembocou, nesse domingo, numa conquista emblemática.

Liderado por um triplo-duplo de LeBron James e com um Anthony Davis implacável na defesa, o time californiano proporcionou um espetáculo coletivo, venceu o Miami Heat por 106 a 93 no jogo 6, e fechou as finais em 4 a 2. Agora, os Lakers igualam os Celtics em número de títulos na NBA, com 17 no total.

 

Lebron

 

Mudança de estratégia 

 

Os Lakers resolveram mudar de estratégia no jogo 6. Sacaram Dwight Howard do time titular, colocaram Alex Caruso, ganharam em dinamismo e apoiaram seu jogo em defesa com transição fatal. Logo no início, com duas bolas de três seguidas, Duncan Robinson até pôs aquela pulga atrás da orelha do torcedor dos Lakers. Só que a força-tarefa montada pelos Lakers para segurar o ataque do Heat foi perfeita.

 

Superioridade dos Lakers 

 

LeBron e Davis não eram espetaculares e nem precisavam ser. King James atacava o aro com propriedade e Davis era um general defensivo, mas o fator de desequilíbrio foi a eficiência dos coadjuvantes, especialmente Rajon Rondo e Kentavious Caldwell-Pope. A superioridade do Los Angeles esteve estampada no aproveitamento dos arremessos, nos rebotes, nos pontos no garrafão e principalmente nos pontos em transição.

Absolutamente sem respostas, o Heat fez sua pior partida nos playoffs e viu os Lakers festejarem o título. Foi uma noite em que Jimmy Butler não teve coelho para tirar da cartola, a volta de Dragic foi insípida e Tyler Herro invisível. Apesar da derrota, a grande campanha do time da Flórida nos playoffs foi uma das grandes histórias da temporada.

 

É volta por cima, que fala?!

 

Os Lakers tiveram uma temporada 2018-2019 absolutamente frustrante. O primeiro ano de LeBron James na franquia foi bem diferente do que esperava o torcedor angelino. Com um estiramento na virilha, LeBron perdeu 17 partidas. O núcleo jovem não decolou. A expectativa por Anthony Davis tumultuou o ambiente e o time completou seis anos seguidos sem ir aos playoffs.

 

Como foi a série: 

 

(1º Oeste) Lakers 4 x 2 Heat (5º Leste)

 

1: Lakers 116 x 98 Heat
2: Lakers 124 x 114 Heat
3: Heat 115 x 104 Lakers
4: Heat 96 x 102 Lakers
5: Lakers 108 x 111 Heat
6: Heat 93 x 106 Lakers

 

Outros fatos do jogo 6

 

LeBron James, o rei dos playoffs

 

O jogo 6 foi o 260º da carreira de LeBron James em playoffs. King James deixou Derek Fischer (259 jogos) para trás e se tornou o jogador com mais partidas disputadas na história da pós-temporada.

 

A escrita do primeiro quarto

 

Em todos os seis jogos das finais, o time que venceu o primeiro quarto saiu com a vitória ao fim da partida. Nesse domingo, os Lakers venceram o primeiro quarto por 28 a 20.

 

Transição avassaladora

 

Os Lakers deram um banho no Heat no aspecto transição ofensiva. O time bateu o rival por 16 a 0 nesse aspecto.

 

Lakers igualam os Celtics em número de títulos

 

Com a conquista desse domingo, o Los Angeles Lakers igualou o rival Boston Celtics em número de títulos da NBA. Agora são 17. Muito à frente das franquias que vêm atrás no ranking. Veja na tabela os times que mais foram campeões.

 

O jogo

 

1º Quarto – Defesa trabalha bem, LeBron e Davis lideram e Lakers começam na frente

 

As defesas se destacaram nos primeiros minutos. Os Lakers foram bastante ativos, pressionaram o ataque do Heat e investiram na transição ofensiva para tentar assumir o controle do jogo. Só que assim como no jogo 5, Duncan Robinson começou quente nas bolas de 3. Muito pelas defesas ativas, os times tiveram bastante dificuldade no ataque.

LeBron e Duncan Robinson assumiam as condições de cestinhas de suas equipes. A marcação de LeBron sobre Butler surtia efeito, com o astro do Heat anotando apenas 3 pontos no quarto, Anthony Davis crescia no fim do período, e ao fim dos 12 primeiros minutos, os Lakers venciam por 28 a 20. Dragic entrou no jogo restando 1:04 para o fim do quarto.

 

 

2º Quarto – Rondo lidera vindo do banco e Lakers abrem vantagem

 

Rajon Rondo produzia no ataque e ajudava os Lakers a chegarem à sua maior vantagem até então, 12 pontos a 10 minutos do intervalo. Com um aproveitamento dos arremessos muito bom, os Lakers conseguiram sustentar a vantagem ao longo do período. O Heat não conseguia respostas para a forte e assertiva defesa dos Lakers.

Rondo era brilhante, agressivo na defesa e no ataque, com 6 arremessos convertidos em 6 tentados até a metade do quarto. O armador veterano assumia o papel de cestinha do time, ao passo que os Lakers chegavam a abrir 19 pontos de frente. O Heat ia mal até mesmo nos lances livres, perdia completamente o controle do jogo, e ao fim do primeiro tempo, os Lakers venciam por 64 a 36.

 

 

3º Quarto – Lakers mantêm domínio e encaminham o título

 

No terceiro quarto, o absoluto domínio dos Lakers foi mantido. A vantagem permanecia na casa dos 30 pontos, LeBron seguia doutrinando e o Heat era sufocado pela defesa do rival. LeBron e Davis, já nos minutos finais do quarto, passavam a ficar menos tempo em quadra. Ao fim do terceiro quarto, os Lakers venciam por 87 a 58.

 

 

4º Quarto – 12 minutos protocolares

 

No último quarto, o Heat fez 11 a 3, obrigando o técnico Frank Vogel a pedir tempo. Nada que mudasse o rumo do resultado do jogo. Adebayo mostrou serviço no chamado garbage time, e ao fim do jogo, o Los Angeles Lakers comemorou um título que não vinha há 10 anos.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Nenê participa de coletiva diferente com Neymar entrevistando

 

Fonte: GE