calendar_today outubro 6, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O lendário guitarrista e co-fundador do grupo Van Halen – Eddie Van Halen – morreu aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer na garganta.

Ele morreu nesta terça-feira (06) no Hospital St. Johns em Santa Monica, na Califórnia, com sua esposa, Janie, ao seu lado.

Segundo o site “TMZ”, nas últimas 72 horas o estado de saúde de Eddie sofreu uma grande piora.

Os médicos descobriram que seu câncer na garganta havia se transferido para seu cérebro, bem como para outros órgãos.

 

Luta de duas décadas

 

Eddie se tratava do câncer há mais de uma década.

Embora tenha sido fumante por anos, ele acreditava ter desenvolvido a doença por causa de uma palheta de metal que costumava segurar na boca.

Mesmo em tratamento, ele continuou a frequentar shows e tocar com o filho, Wolfgang, que se tornou o baixista do Van Halen em 2006.

Eddie se tratava do câncer há mais de uma década. Embora tenha sido fumante por anos, ele acreditava ter desenvolvido a doença por causa de uma palheta de metal que costumava segurar na boca.

Mesmo em tratamanto, ele continuou a frequentar shows e tocar com o filho, Wolfgang, que se tornou o baixista do Van Halen em 2006.

 

Da Holanda para o firmamento

 

Nascido em Amsterdam em uma família de músicos, Eddie Van Halen se mudou para a Califórnia em 1962, aos seis anos de idade, junto com os pais e o irmão mais velho, Alex.

Inicialmente, ele se dedicou ao piano e à música clássica, mas logo se rendeu à guitarra e ao rock, fundando com o irmão, baterista e amigos de colégio a banda Broken Combs.

Em 1972, influenciados pelo hard rock, Eddie e Alex começariam outra banda, que dois anos depois seria rebatizada de Van Halen.

Depois de se tornar muito conhecido nos clubes de Los Angeles, como o Whiskey a Go Go, o Van Halen foi contratado em 1977 pela gravadora Warner Bros. Records.]

“Van Halen”, o álbum de estreia, de 1978, foi um sucesso imediato, alcançando o 19º lugar nas paradas de música pop da Billboard.

 

Inovação ao tocar guitarra

 

Com esse disco, Eddie Van Halen mudou para sempre a maneira como os guitarristas pensam sobre guitarra solo e técnicas para se tocar blues.

Seus sons intensos, seus harmônicos criativos, seu uso revolucionário de batidas com as duas mãos (o tapping) e da alavanca Floyd Rose, além da velocidade e clareza do seu fraseado influenciaram músicos de todo o mundo.

A abertura instrumental do LP, “Eruption”, foi eleita pelos leitores da revista “Guitar World” o segundo melhor solo da história da guitarra.

 

Show no Brasil

 

No início dos anos 1980, o Van Halen já era uma das bandas de rock de maior sucesso do mundo, tendo se apresentado no Brasil em 1983 (com shows no Rio, São Paulo e Porto Alegre).

Lançado em janeiro de 1984, o álbum”1984″ foi cinco vezes disco de platina um ano após sair.

O single “Jump” se tornou o primeiro e único hit pop da banda a chegar ao topo das paradas e lhes rendeu uma indicação ao Grammy.

Eddie ainda brilhou ao fazer o solo de guitarra de “Beat it”, faixa de “Thriller” (1982), de Michael Jackson, que se tornaria o álbum mais vendido de todos os tempos.

 

Mesmo com trocas de vocalistas

 

David Lee Roth saiu em 1985, sendo substituído por Sammy Hagar, que ficou até 1996, quando entrou Gary Cherone (nos anos 2000, Hagar e Roth se alternaram nas voltas da banda) – o Van Halen chegou a 2019 com mais de 56 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos e mais de 80 milhões em todo o mundo.

Em janeiro de 2007, o grupo foi entronizado no Rock and Roll Hall of Fame.

 

Veja mais: O Globo

 

Foto: