Professoras lançam livro com coletânea de textos com lendas amazônicas
As professoras Núbia Litaiff Moriz, do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA) e Thaila Bastos da Fonseca, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançam coletânea de textos “Lendas amazônicas: legitimando a identidade cultural dos estudantes da Escola Estadual São José, em Tefé – Amazonas”.
O trabalho das professoras são fruto de atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A coletânea relata as lendas contadas por familiares dos estudantes do 6º e 7° ano do ensino fundamental, da Escola Estadual São José. A coletânea foi prefaciada pelo escritor Luís Sevalho, autor da obra Rio Profundo.
O trabalho foi aplicado pela equipe de acadêmicos bolsistas do PIBID do (CEST/UEA), sob a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Thaila Bastos. Além disso, o trabalho também teve a coordenação da professora de Literatura Pan-Amazônica, Núbia Litaiff, no período de 2018 a 2019. Dessa forma o propósito dos contos é de promover a valorização da cultura local e despertar o interesse dos jovens.
O que é o PIBID?
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Dessa forma a intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.
Veja também: UEA busca parcerias e incentiva projetos culturais voltados a crianças